Departamentos

Departamento Pedagógico

Departamento Pedagógico

O Departamento Pedagógico da Associação Académica da Universidade do Minho é o departamento que deve assegurar a identificação das necessidades da comunidade estudantil, e trabalhar na procura de uma solução para os seus problemas.

Tem como objectivo proporcionar aos estudantes todas as condições necessárias a uma formação académica de qualidade, para que tenham a possibilidade de desenvolver todas as suas capacidades e competências. Dessa forma, pretendemos contribuir para uma maior qualidade do ensino que é ministrado na Universidade do Minho, dando a conhecer e pugnando por todos os instrumentos que salvaguardam os interesses dos estudantes aos mais diversos níveis.

A vertente pedagógica é essencial para que exista uma aproximação entre a AAUM e todos os estudantes, pois só assim é possível identificar todos os problemas e dar resposta, propondo soluções eficazes, responsáveis, e exequíveis.

Sendo assim, é fundamental contribuir para a informação e esclarecimento de toda a comunidade académica de uma forma apelativa, séria e capaz. Só assim é possível dar a conhecer a todos os estudantes a estrutura da Universidade onde estuda, os seus direitos e os seus deveres, a que Órgãos ou Serviços deve recorrer e em que casos, etc.

A vertente de Política Educativa, por seu lado, também é tida em conta neste departamento. Desta forma, os alunos podem ter as melhores condições para que, não somente consigam completar a sua formação como estudantes, mas que possam crescer como cidadãos.

Torna-se essencial promover a participação activa e consciente dos estudantes nas questões que lhes dizem respeito e ditam o dia-a-dia do seu percurso académico. No fundo, pretendemos promover o exercício de uma cidadania mais activa, desenvolvendo competências extracurriculares que são uma mais-valia indiscutível na inserção no mercado de trabalho.

A equipa que compõe este Departamento presta também uma atenção especial a todos os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, exigindo seriedade e competência na execução dos mesmos. Os estudantes devem ver no Departamento Pedagógico um aliado a quem podem expor o seu problema, dúvida, ou sugestão, em qualquer momento. O Departamento procurará ainda proporcionar aos novos alunos o melhor acolhimento possível na MELHOR ACADEMIA DO PAÍS, disponibilizando toda a informação sobre o novo mundo onde se preparam para entregar, dando-lhes as boas vindas a uma casa que será a sua nos próximos anos e que devem conhecer desde que aqui entram.

Ver Mais


Departamento Social

Departamento Social

Este departamento adquire uma importância vital na concretização da missão da Associação Académica da Universidade do Minho, dando atenção à vertente social do Ensino Superior, intervindo para que face às dificuldades dos nossos estudantes sejam apresentadas soluções e para que se promovam os valores da solidariedade e humanismo, da intervenção e proteção social.

Tem como objetivos centrais acompanhar de perto a comunidade estudantil de forma a identificar problemas de ordem social, adotar soluções mais eficazes para colmatar as dificuldades financeiras dos estudantes durante o seu percurso académico, através do fundo social de emergência e estabelecimento de parcerias com agentes e/ou instituições, incentivar a participação ativa dos estudantes em projetos de voluntariado e campanhas de solidariedade, estabelecendo a ponte entre a oferta e a procura de voluntariado, de modo a facilitar a comunicação entre as partes envolvidas e garantir a prestação de cuidados básicos de saúde aos estudantes que se encontram em atividades desportivas, culturais e recreativas promovidas pela AAUM.

Ver Mais


Departamento Recreativo

Departamento Recreativo

Este departamento tem como principal objectivo a realização de eventos de âmbito recreativo, que proporcionem grandes experiências e momentos inesquecíveis a todos os alunos da academia minhota.

Ao longo do ano lectivo, a AAUM promove eventos, sobre os quais certamente já ouviste falar, e que te oferecem a oportunidade para descontrair, conviver e desfrutar do outro lado da vida académica.

Já no próximo mês de Outubro vais poder aproveitar a “RECEPÇÃO AO CALOIRO 2011”, onde, a par das actuações de grandes bandas e djs, tu terás o papel mais importante: dares-te a conhecer à Academia e aos colegas mais velhos, integrando-te no espírito académica da melhor academia do país – a nossa!

Depois de aulas, testes, trabalhos, exames, e muito estudo ao longo do primeiro semestre, eis que chegará o início do segundo semestre, e com ele a “SEMANA DA EUFORIA”. A primeira semana do próximo semestre, será, como todos os anos, a altura de recarregar baterias para novos tempos de estudo, com a realização de festas temáticas nos bares e discotecas que foste conhecendo ao longo dos meses anteriores.

O mês de Maio vai ser certamente memorável, pois vais ter a oportunidade de vivenciar o teu primeiro ENTERRO DA GATA! Oito noites, um Gatódromo (que é o nome dado ao espaço onde decorrem as festividades), várias bandas, djs, e ainda mais amigos vão fazer desta uma das melhores semanas da tua vida! Desde as actuações no palco, às barraquinhas de curso, poderás aproveitar cada momento com os teus novos amigos e colegas, não só de curso como de toda a Academia.

Ano após ano, a AAUM procura inovar nas suas actividades, sempre com o propósito de dar respostas às tuas necessidades e aos teus interesses. De há uns anos a esta parte, começamos a promover o “Reveillon AAUM”, que foi um sucesso imediato. Entrar no novo ano junto daqueles que têm um tão importante papel nos nossos 365 dias, na única festa de passagem de ano académica do país, tem sido a escolha de cada vez mais estudantes, e esperamos que seja a tua também!

Ver Mais


Departamento Desportivo

Departamento Desportivo

A Associação Académica da Universidade Minho pretende, de uma forma cada vez mais significativa, incutir aos alunos da nossa academia a prática desportiva, fundamental no desenvolvimento pessoal e complemento importante na formação académica e na criação de um estilo de vida saudável.

O desporto universitário revela-se assim, um meio importante de formação extra-curricular e um factor importante na aprendizagem e integração dos alunos. Através da prática de desporto e da competição são desenvolvidas competências de grande valor como a disciplina, o trabalho em equipa, a perseverança, o respeito, a ambição e espírito de sacrifício.

A Associação Académica da Universidade do Minho desenvolve as suas actividades de carácter desportivo através de uma relação estreita com os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. Esta ligação é estabelecida através de um contrato-programa entre a Associação Académica da Universidade do Minho, responsável pela definição da política desportiva junto da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) e agente dinamizador da prática desportiva junto da comunidade académica e entre os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, fornecendo apoio técnico e organizacional mais concretamente através, do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM.

Esta relação baseada na entrega e dedicação resulta numa sinergia que se reveste de enorme importância para a concretização de um objectivo comum, a dinamização e sucesso do desporto na Universidade do Minho.

A AAUM tem, em termos desportivos, divulgado e promovido a sua imagem e dos que representa através da participação e do desempenho das nossas equipas e através da organização de competições desportivas tanto a nível nacional como internacional e das restantes actividades de carácter desportivo.

O desporto universitário no Minho atingiu um nível competitivo de excelência conquistando na época de 2010/2011, 17 medalhas de ouro, 20 de prata e 27 de bronze perfazendo um total de 64 medalhas, recorde absoluto de medalhas conquistadas em provas da Federação Académica de Desporto Universitário alcançando o segundo lugar no ranking nacional de medalhas.

O sucesso competitivo da AAUM não se resume aos campeonatos nacionais. A nível internacional a AAUM garantiu a presença em vários campeonatos europeus universitários tais como os de Badminton, Ténis de Mesa, Futsal Masculino, Andebol Masculino, Karaté e Taekwondo, ainda a realizar. Também aqui a AAUM conseguiu importantes resultados destacando o terceiro lugar do Futsal Masculino, a conquista de uma medalha de bronze no europeu de Karaté e a conquista do campeonato europeu de Andebol Masculino, sagrando-se campeão europeu depois ter marcado presença na final pela quinta vez, alcançando o segundo título de andebol a nível internacional por uma equipa portuguesa.

A AAUM assume-se como uma referência no panorama do desporto universitário não só pelo nível competitivo mas também organizativo. A AAUM conta já com uma larga experiência e reconhecida qualidade na organização de competições desportivas.

De referir são a organização dos campeonatos universitários em 2007, a organização de Torneios de Apuramento, a organização do Campeonato Mundial Universitário de Badminton em 2008 e a organização do 1º Europeu Universitário de Taekwondo em 2009.

Estão também já atribuídas a organização das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2012 nas cidades de Braga e Guimarães, o Mundial Universitário de Xadrez na cidade de guimarães e o Mundial Universitário de Futsal em Braga, em 2012 e a organização do Mundial de Andebol Universitário de 2014 . A FADU atribuiu à AAUM e à Universidade do Minho a organização das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2012. Em reflexo destes sucessos em termos competitivos e organizativos a European University Sports Association considerou a Universidade do Minho a terceira melhor Universidade Europeia entre 197 universidades de 32 países.

A AAUM possui protocolos com várias instituições entre os quais o Sporting Clube De Braga. Este protocolo serve de base à nossa equipa de futsal federado. O Sporting Clube de Braga/AAUM sagrou-se na passada época vice-campeão da segunda divisão nacional e irá disputar na próxima época a primeira divisão nacional.

Este protocolo tem como objectivo a divulgação da nossa academia e também a formação de novos valores. Os jovens provenientes das escolas de formação tomam assim contacto e desenvolvem a sua ligação à nossa academia, muito antes de se tornarem alunos desta. A AAUM possui ainda protocolos importantes com o Vitória Sport Clube e o ABC.

Estes protocolos têm também como objectivos aproximar a AAUM dos clubes da nossa região e desenvolver o desporto universitário.

O Departamento Desportivo da AAUM é ainda responsável pela organização de algumas actividades que além da componente desportiva também possuem uma vertente mais recreativa. Podemos destacar a GATA NA PRAIA, o CALOIRO DE MOLHO, a GATA NO MONTE e o TROFÉU AAUM. Estas actividades são algumas das mais marcantes na vida académica de muitos estudantes e já com grande tradição nesta nossa academia.

Ver Mais


Departamento Cultural & Tradições Académicas

Departamento Cultural & Tradições Académicas

Como sempre, este departamento predispõe-se a manter as tradições da Academia Minhota e também a de continuar sempre a inovar com novos projectos para o enriquecimento da mesma.

Semana Cultural

Proporcionar aos alunos a possibilidade de usufruírem de actividades culturais, quer nos campi, quer durante a noite nos bares académicos, trabalhando em conjunto com os grupos culturais, proporcionando aos alunos uma participação activa nas mesmas.

Umplugged - Festival de Bandas de Garagem

Realizar o VIº Festival de Bandas de Garagem cujo objectivo é a divulgação de jovens bandas junto do público académico.

Serenata e Velório

Actividade emblemática que marca o início das festividades do Enterro da Gata.

Funeral lúdico da Gata, em que um grupo de alunos da UM carrega o caixão até ao Largo do Paço. No final o fado sobe a palco frente a Reitoria da UM para a realização da Monumental Serenata.

Imposição de Insígnias

Ultima homenagem a todos os alunos que se encontram no término do seu percurso académico, com a presença dos padrinhos e madrinhas de curso. Realização de uma missa na qual são benzidas as Insígnias dos Finalistas.

Baile de Finalistas

Baile de Gala com a realização de um jantar comemorativo do final do percurso académico dos Finalistas

Serenatas Velhas

Realização na cidade de Guimarães de uma tradição recuperada do passado da própria tradição académica da cidade, na qual é feita uma serenata no Largo da Oliveira, em homenagem aos novos alunos, e que dá inicio às comemorações da Recepção ao Caloiro.

1º de Dezembro

Comemoração de uma data histórica para a cidade de braga através da recuperação de uma tradição dos antigos alunos desta cidade e, de uma récita de homenagem aos mesmos e aos heróis de 1640, com a presença dos grupos culturais da UM.

Dj´s@UM

Realização do IIº Concurso de DJ´s para os alunos da UM, com o intuito de divulgar o trabalho realizado a nível musical dos nossos estudantes.

Terças-feiras académicas

Contagem decrescente para o enterro da gata. Na última terça, realização de um mega jantar académico, posteriormente procede-se um cortejo nocturno pelas ruas da cidade onde as tunas vão presentear os presentes com serenatas.

Grupos Académicos

Continuar a apoiar e divulgar ainda mais os grupos académicos existentes na Academia Minhota de modo a que continuem a ser o motor cultural da nossa academia.

Ver Mais


Departamento de Saídas Profissionais & Empreendedorismo

Departamento de Saídas Profissionais & Empreendedorismo

O Departamento de Saídas Profissionais e Empreendedorismo apresenta como principais objectivos:

  • responder aos principais problemas e necessidades dos alunos;
  • ajudar, orientar e apoiar os alunos na procura de trabalho;
  • auxiliar os estudantes na cada vez mais difícil inserção e transição para o mercado de trabalho;
  • facilitar o contacto de empresas com os nossos estudantes e ainda publicitar a imagem dos cursos da Universidade do Minho no mercado de trabalho.
  • Além disso numa vertente mais empreendedora pretende dotar os estudantes de ferramentas e recursos que os incentivem e apoiem a colocar em prática as suas ideias e os seus projectos;
  • fomentar uma cultura empreendedora, facilitando o acesso a meios e informações de grande interesse e utilidade;
  • divulgar ideias empreendedoras e projectos empresariais provenientes do empreendedorismo qualificado;
  • contribuir para aumentar o número de jovens que optam por dar continuidade aos seus estudos superiores;
  • apoiar os jovens empresários na promoção das suas empresas, de forma dinâmica e eficaz;
  • formar e informar a comunidade académica e o meio envolvente sobre temas relacionados com oportunidades de negócio, criação, gestão e internacionalização de empresas;
  • consolidar o empreendedorismo como uma forma de criação do auto-emprego.

De modo a ir de encontro aos objectivos acima descritos o Departamento de Saídas Profissionais e Empreendedorismo tem o auxílio de dois gabinetes: o GIP (Gabinete de Inserção Profissional) e o LIFTOFF (Gabinete do Empreendedor). O GIP tem como principal missão auxiliar os estudantes, através de um acompanhamento permanente onde todos os alunos podem esclarecer as suas dúvidas assim como conseguirem ter algumas sugestões que lhes podem ser bastantes úteis para o seu ingresso no mercado de trabalho. Os estudantes podem também frequentar workshops e tertúlias que o gabinete organiza, contribuindo assim para a sua formação. Existe ainda um portal com as mais diversas ofertas de emprego às quais todos os interessados podem enviar os seus currículos. O LIFTOFF efectua também um acompanhamento a todos os estudantes que tenham intenções de se lançar na área do empreendedorismo.

Através de diferentes cursos, formações, tertúlias e workshops os alunos da Universidade do Minho têm acesso aos mais variados temas na área do empreendedorismo que lhes oferecem meios e ferramentas que lhes permitem o desenvolvimento de novas capacidades.

Além disso o LIFTOFF organizada ainda concursos de ideias de negócio, visititas ao AvePark (centro de tecnologia) e auxilia ainda os estudantes no desenvolvimento das suas ideias e projectos ao nível de acompanhamento e elaboração de planos de negócio.

Destacam-se ainda actividades como Reunião Geral de Finalistas, onde é apresentado o plano de todas as actividades do Departamento assim como dos dois gabinetes e onde são ouvidas sugestões e opiniões dos estudantes.

A realização da X Edição do UNIVERSITY FASHION que é um evento de moda que tem por base a promoção de vários cursos da Universidade do Minho (como por exemplo DMM, Arquitectura, Ciências da Comunicação, entre outros). Além disso todos os estudantes podem concorrer a diferentes castings como o de apresentador e de manequim masculino e feminino. Os finalistas passam ainda por um período residencial onde aprendem diferentes técnicas do mundo da moda assim como o desenvolvimento pessoal e social onde interagem com outros estudantes das mais diversas áreas, antes da gala final do evento.

O ATREVE-TE 2011, concurso de ideias de negócio, organizado por várias associações de estudantes e académicas, no qual a AAUM é membro da comissão organizadora. Este concurso na área do empreendedorismo está aberto a todos os alunos do ensino superior e tem como objectivo o incentivo da prática do empreendedorismo a nível nacional, sendo por isso considerado o grande concurso de empreendedorismo e ideias de negócio realizado por estudantes para estudantes.

Ver Mais


Departamento Apoio a Núcleos

Departamento Apoio a Núcleos

A AAUM trabalha, diariamente, em prol dos estudantes,na defesa dos seus direitos e interesses. Aproximar os estudantes e a Universidade, procurando responderàs necessidades específicas que as realidades de cada curso colocam aos alunos é um trabalho exigente, para o qual a AAUM conta com o empenho dos núcleos.

Os núcleos são estruturas representativas dos estudantes de cada curso, que praticam um tipo de associativismo muito particular, voltando a sua acção para as especificidades das áreas do saber em que se inserem, sempre apoiados pela AAUM.

O departamento de Apoio a Núcleos nasce da necessidade de ter na estrutura da AAUM quem se ocupe exclusivamente de acompanhar e apoiar o trabalho dos núcleos, que têm vindo a aumentar nos últimos anos, bem como se têm tornados mais activos e dinâmicos.

Presta apoio contínuo e transversal a todos os núcleos, em todas as suas actividades, quer seja financeiramente, através do Programa de Apoio a Núcleos e Secções da Universidade do Minho (PANSUM), quer no apoio logístico, de divulgação, e até mesmo de recursos humanos.

Paralelamente a isto, o departamento reúne, pelo menos duas vezes por ano, a Assembleia de Núcleos, um dos órgãos consultivos da AAUM, onde se debatem os temais mais proeminentes da Academia e do Ensino Superior, à semelhança do que acontece no FórUM de Núcleos, onde acresce a vertente da formação dos dirigentes dos núcleos.

Melhorar a comunicação com estas estruturas é um dos principais objectivos a curto prazo, com o desenvolvimento e activação da plataforma AAUM Digital, e com a instituição das reuniões sectoriais, que visam juntar na mesma mesa de conversação os núcleos de áreas do saber similares, e com obstáculos diários semelhantes, de forma a encontrarmos, em conjunto, as soluções mais adequadas e céleres para todos os casos.

Porque a AAUM é de todos nós, e feita para todos nós, esperamos poder contar contigo para continuarmos a fazer desta Academia a melhor do país, a todos os níveis!

Ver Mais


Departamento Comunicação e Imagem

Departamento Comunicação e Imagem

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, a palavra comunicação significa “troca de informação entre indivíduos através da fala, da escrita, de um código comum ou do próprio comportamento”.

Para nós, comunicação é muito mais do que isso. A AAUM e o Departamento de Comunicação, em particular, têm como objectivo aproximar os estudantes e facilitar, ainda mais, a comunicação entre todos.

Este departamento dispõe de vários meios de comunicação, que usa para divulgar todas as actividades realizadas ao longo do ano:

AAUM DIGITAL

O site www.aaum.pt, onde diariamente são colocados artigos e informações úteis para os estudantes, de forma a ajudá-los a estarem informados sobre as actividade da AAUM e o que acontece na Universidade do Minho.

AAUM TV

É o canal da AAUM on-line, que faz o acompanhamento e divulgação das actividades da Associação e núcleos, assim como da actualidade universitária. Para além do online, existem várias televisões distribuídas pelo campus de Gualtar e Azurém que transmitem 24 horas por dia o que se passa na AAUMtv.

REVISTA AAUM

É editada anualmente e faz o balanço das principais actividades que se realizaram ao longo do ano pela AAUM. Durante as actividades de maior destaque são feitas diariamente Newsletters, onde se podem encontrar artigos e fotogalerias que descrevem o que aconteceu ao longo desses dias. De entre as actividades destacam-se: a Recepção ao Caloiro, Gata na Praia e Enterro da Gata.

ASSESORIA DE IMPRENSA

É outra actividade realizada ao longo do ano por este departamento. Divulga as actividades da AAUM e constrói a imagem interna e externa da Associação. Dá a conhecer aos meios de comunicação social as actividades onde a Associação Académica tem um papel activo importante e fornece a informação necessária para a posterior divulgação das actividades.

REVISTA GATA

É uma revista anual que sai durante o Enterro da Gata. O objectivo é divulgar as monumentais festas do Enterro da Gata e dar a conhecer aos novos alunos e recordar a todos os outros as tradições académicas.

Ver Mais


Departamento de Pós-Graduação

Departamento de Pós-Graduação

O Departamento de Pós-Graduação (GPG) da AAUM pretende representar interna e externamente, ver reconhecidos e defendidos os direitos e interesses dos mais de 5800 alunos de Pós-Graduação da Universidade do Minho, 2º e 3º ciclos, tanto bolseiros como não bolseiros.

No desenho do seu plano de actividades, o GPG segue estratégias que visam a coesão e a integração plena destes alunos, atendendo aos seus circunstancialismos, defender, estimular e divulgar a actividade científica desenvolvida por estes, sensibilizar e envolver as entidades competentes para a satisfação das condições necessárias dos alunos de Pós-Graduação, sobretudo nos momentos de investigação e produção científica, e ter voz activa na construção da política científica nacional.

Para cumprir estes objectivos, o GPG tem promovido vários cursos de formação específicos para alunos de pós-graduação e transversais às diversas áreas de conhecimento, nomeadamente escrita científica em inglês, tratamento de dados estatísticos, gestão de tempo e de projectos, entre outros, organizado seminários e tertúlias cujas temáticas são determinantes para o desenvolvimento da carreira científica e experiência internacional do investigador, dinamizado grupos e eventos destinados a alunos de pós-graduação (doutorandos anónimos e o Dia do Aluno de Pós-graduação), bem como tem procurado parcerias com a Associação de Bolseiros de Investigação Científica. O GPG promove ainda a divulgação dos programas doutorais e toda a actividade científica desenvolvida junto do tecido empresarial com enfoque na valorização dos recursos humanos. A participação nos fóruns com o Reitor, bem como a publicação de manifestos enquadram-se numa vertente reivindicativa desta estrutura.

Ver Mais


Gabinete de Gestão de Associados

Gabinete de Gestão de Associados

A AAUM é uma estrutura de grande dimensão que possui um número considerável de sócios, razão pela qual é fundamental que todos estes tenham acesso ao cartão de associado o qual, devido às parcerias estabelecidas, lhes irá permitir que usufruam de diversas vantagens. Deste modo, o Gabinete Informático e Gestão de Associados tem um papel crucial no que diz respeito à manutenção e melhoria das parcerias já existentes, trabalhando também no sentido de estabelecer novos contactos. Deste modo, prende-se como objectivo primordial uma constante divulgação dessas mesmas vantagens de forma a poder incentivar a angariação de novos associados, nomeadamente aquando da entrada dos novos alunos na Universidade do Minho

É fundamental que o cartão chegue às mãos de todos os sócios e para isso pretende-se agilizar os processos de entrega e actualização dos mesmos, tornando-os mais céleres e eficazes.

Como nem sempre é fácil gerir todos os associados, é fundamental um trabalho contínuo na actualização e na garantia de coerência dos dados no sistema, tornando mais simples a inscrição dos sócios nas actividades, bem como tentar melhorar esse mesmo sistema com soluções tecnológicas mais avançadas, sempre que se justifique.

O Gabinete Informático e Gestão de Associados, juntamente com os seus colaboradores, está profundamente motivado e empenhado em angariar todos os esforços para levar a cabo a missão a que se propõe.

Ver Mais

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?