Departamento Desportivo


A Associação Académica da Universidade Minho pretende, de uma forma cada vez mais significativa, incutir aos alunos da nossa academia a prática desportiva, fundamental no desenvolvimento pessoal e complemento importante na formação académica e na criação de um estilo de vida saudável.

O desporto universitário revela-se assim, um meio importante de formação extra-curricular e um factor importante na aprendizagem e integração dos alunos. Através da prática de desporto e da competição são desenvolvidas competências de grande valor como a disciplina, o trabalho em equipa, a perseverança, o respeito, a ambição e espírito de sacrifício.

A Associação Académica da Universidade do Minho desenvolve as suas actividades de carácter desportivo através de uma relação estreita com os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho. Esta ligação é estabelecida através de um contrato-programa entre a Associação Académica da Universidade do Minho, responsável pela definição da política desportiva junto da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) e agente dinamizador da prática desportiva junto da comunidade académica e entre os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, fornecendo apoio técnico e organizacional mais concretamente através, do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM.

Esta relação baseada na entrega e dedicação resulta numa sinergia que se reveste de enorme importância para a concretização de um objectivo comum, a dinamização e sucesso do desporto na Universidade do Minho.

A AAUM tem, em termos desportivos, divulgado e promovido a sua imagem e dos que representa através da participação e do desempenho das nossas equipas e através da organização de competições desportivas tanto a nível nacional como internacional e das restantes actividades de carácter desportivo.

O desporto universitário no Minho atingiu um nível competitivo de excelência conquistando na época de 2010/2011, 17 medalhas de ouro, 20 de prata e 27 de bronze perfazendo um total de 64 medalhas, recorde absoluto de medalhas conquistadas em provas da Federação Académica de Desporto Universitário alcançando o segundo lugar no ranking nacional de medalhas.

O sucesso competitivo da AAUM não se resume aos campeonatos nacionais. A nível internacional a AAUM garantiu a presença em vários campeonatos europeus universitários tais como os de Badminton, Ténis de Mesa, Futsal Masculino, Andebol Masculino, Karaté e Taekwondo, ainda a realizar. Também aqui a AAUM conseguiu importantes resultados destacando o terceiro lugar do Futsal Masculino, a conquista de uma medalha de bronze no europeu de Karaté e a conquista do campeonato europeu de Andebol Masculino, sagrando-se campeão europeu depois ter marcado presença na final pela quinta vez, alcançando o segundo título de andebol a nível internacional por uma equipa portuguesa.

A AAUM assume-se como uma referência no panorama do desporto universitário não só pelo nível competitivo mas também organizativo. A AAUM conta já com uma larga experiência e reconhecida qualidade na organização de competições desportivas.

De referir são a organização dos campeonatos universitários em 2007, a organização de Torneios de Apuramento, a organização do Campeonato Mundial Universitário de Badminton em 2008 e a organização do 1º Europeu Universitário de Taekwondo em 2009.

Estão também já atribuídas a organização das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2012 nas cidades de Braga e Guimarães, o Mundial Universitário de Xadrez na cidade de guimarães e o Mundial Universitário de Futsal em Braga, em 2012 e a organização do Mundial de Andebol Universitário de 2014 . A FADU atribuiu à AAUM e à Universidade do Minho a organização das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2012. Em reflexo destes sucessos em termos competitivos e organizativos a European University Sports Association considerou a Universidade do Minho a terceira melhor Universidade Europeia entre 197 universidades de 32 países.

A AAUM possui protocolos com várias instituições entre os quais o Sporting Clube De Braga. Este protocolo serve de base à nossa equipa de futsal federado. O Sporting Clube de Braga/AAUM sagrou-se na passada época vice-campeão da segunda divisão nacional e irá disputar na próxima época a primeira divisão nacional.

Este protocolo tem como objectivo a divulgação da nossa academia e também a formação de novos valores. Os jovens provenientes das escolas de formação tomam assim contacto e desenvolvem a sua ligação à nossa academia, muito antes de se tornarem alunos desta. A AAUM possui ainda protocolos importantes com o Vitória Sport Clube e o ABC.

Estes protocolos têm também como objectivos aproximar a AAUM dos clubes da nossa região e desenvolver o desporto universitário.

O Departamento Desportivo da AAUM é ainda responsável pela organização de algumas actividades que além da componente desportiva também possuem uma vertente mais recreativa. Podemos destacar a GATA NA PRAIA, o CALOIRO DE MOLHO, a GATA NO MONTE e o TROFÉU AAUM. Estas actividades são algumas das mais marcantes na vida académica de muitos estudantes e já com grande tradição nesta nossa academia.

Ângelo Sampaio

Ângelo Sampaio

Diretor por Braga
Carlos Martins

Carlos Martins

Vice-Presidente
Nuno Macedo

Nuno Macedo

Diretor por Guimarães

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?