Departamento Cultural & Tradições Académicas


Como sempre, este departamento predispõe-se a manter as tradições da Academia Minhota e também a de continuar sempre a inovar com novos projetos para o enriquecimento da mesma e a apoiar e divulgar os grupos académicos existentes na Academia, de modo a que continuem a ser o motor cultural da nossa Academia.

Com a organização da Semana Cultural, pretende proporcionar aos alunos a possibilidade de usufruírem de atividades culturais, quer nos campi, quer durante a noite nos bares académicos, trabalhando em conjunto com os grupos culturais, proporcionando aos alunos uma participação ativa nas mesmas.

Além disso, o Departamento Cultural & Tradições Académicas organiza anualmente o UMplugged – Festival de Bandas de Garagem, cujo objetivo é a divulgação de jovens bandas da Universidade do Minho junto do público académico. Paralelamente a esta atividade, ocorre também o DJ’s@UM, concurso de DJ´s para os alunos da UM, com o intuito de divulgar o trabalho realizado a nível musical dos nossos estudantes.

Maio, mês do saudosismo e das tradições académicas por excelência, o Departamento Cultural & Tradições organiza as Terças-feiras académica, em modo de contagem decrescente para o Enterro da Gata – na terça-feira que precede as Monumentais Festas do Enterro da Gata, realiza-se um mega jantar académico, seguido de um cortejo noturno pelas ruas da cidade de Braga, onde as tunas presenteiam as pessoas com serenatas. Inseridos nas Monumentais Festas do Enterro da Gata, surgem a Serenata e Velório da Gata, a atividade emblemática que marca o início das festividades do Enterro da Gata, com um funeral lúdico da Gata, em que um grupo de alunos da UM carrega o caixão até ao Largo do Paço. No final o fado sobe a palco frente a Reitoria da UM para a realização da Monumental Serenata. Ainda neste mês, realiza-se a Imposição de Insígnias, uma última homenagem a todos os alunos que se encontram no término do seu percurso académico, com a presença dos padrinhos e madrinhas de curso, que se complementa com a realização de uma missa na qual são benzidas as Insígnias dos Finalistas.

Já no início do ano letivo, ocorrem as Serenatas Velhas, tradição recuperada do passado da própria tradição académica da cidade, na qual é feita uma serenata no Largo da Oliveira, em homenagem aos novos alunos, e que dá inicio às comemorações da Receção ao Caloiro.

Em dezembro, realiza-se a Récita do 1.º de dezembro, comemoração de uma data histórica para a cidade de Braga através da recuperação de uma tradição dos antigos alunos desta cidade e, de uma récita de homenagem aos mesmos e aos heróis de 1640, com a presença dos grupos culturais da UM.

Carlos Fernandes

Carlos Fernandes

Diretor por Braga
Guilherme Vieira

Guilherme Vieira

Diretor por Guimarães
Rafaela Silva

Rafaela Silva

Vice-Presidente

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?