Departamento de Saídas Profissionais & Empreendedorismo


O Departamento de Saídas Profissionais e Empreendedorismo apresenta como principais objectivos:

  • responder aos principais problemas e necessidades dos alunos;
  • ajudar, orientar e apoiar os alunos na procura de trabalho;
  • auxiliar os estudantes na cada vez mais difícil inserção e transição para o mercado de trabalho;
  • facilitar o contacto de empresas com os nossos estudantes e ainda publicitar a imagem dos cursos da Universidade do Minho no mercado de trabalho.
  • Além disso numa vertente mais empreendedora pretende dotar os estudantes de ferramentas e recursos que os incentivem e apoiem a colocar em prática as suas ideias e os seus projectos;
  • fomentar uma cultura empreendedora, facilitando o acesso a meios e informações de grande interesse e utilidade;
  • divulgar ideias empreendedoras e projectos empresariais provenientes do empreendedorismo qualificado;
  • contribuir para aumentar o número de jovens que optam por dar continuidade aos seus estudos superiores;
  • apoiar os jovens empresários na promoção das suas empresas, de forma dinâmica e eficaz;
  • formar e informar a comunidade académica e o meio envolvente sobre temas relacionados com oportunidades de negócio, criação, gestão e internacionalização de empresas;
  • consolidar o empreendedorismo como uma forma de criação do auto-emprego.

De modo a ir de encontro aos objectivos acima descritos o Departamento de Saídas Profissionais e Empreendedorismo tem o auxílio de dois gabinetes: o GIP (Gabinete de Inserção Profissional) e o LIFTOFF (Gabinete do Empreendedor). O GIP tem como principal missão auxiliar os estudantes, através de um acompanhamento permanente onde todos os alunos podem esclarecer as suas dúvidas assim como conseguirem ter algumas sugestões que lhes podem ser bastantes úteis para o seu ingresso no mercado de trabalho. Os estudantes podem também frequentar workshops e tertúlias que o gabinete organiza, contribuindo assim para a sua formação. Existe ainda um portal com as mais diversas ofertas de emprego às quais todos os interessados podem enviar os seus currículos. O LIFTOFF efectua também um acompanhamento a todos os estudantes que tenham intenções de se lançar na área do empreendedorismo.

Através de diferentes cursos, formações, tertúlias e workshops os alunos da Universidade do Minho têm acesso aos mais variados temas na área do empreendedorismo que lhes oferecem meios e ferramentas que lhes permitem o desenvolvimento de novas capacidades.

Além disso o LIFTOFF organizada ainda concursos de ideias de negócio, visititas ao AvePark (centro de tecnologia) e auxilia ainda os estudantes no desenvolvimento das suas ideias e projectos ao nível de acompanhamento e elaboração de planos de negócio.

Destacam-se ainda actividades como Reunião Geral de Finalistas, onde é apresentado o plano de todas as actividades do Departamento assim como dos dois gabinetes e onde são ouvidas sugestões e opiniões dos estudantes.

A realização da Edição do UNIVERSITY FASHION que é um evento de moda que tem por base a promoção de vários cursos da Universidade do Minho (como por exemplo DMM, Arquitectura, Ciências da Comunicação, entre outros). Além disso todos os estudantes podem concorrer a diferentes castings como o de apresentador e de manequim masculino e feminino. Os finalistas passam ainda por um período residencial onde aprendem diferentes técnicas do mundo da moda assim como o desenvolvimento pessoal e social onde interagem com outros estudantes das mais diversas áreas, antes da gala final do evento.

Carolina Massena

Carolina Massena

Diretora por Braga
Inês Ribeiro

Inês Ribeiro

Vice-Presidente
Miguel Carvalho

Miguel Carvalho

Diretor por Guimarães

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?