"A Gata não perde o fôlego"

Enterro da Gata 2016 decorre de 6 a 13 de Maio, com o tema “A Gata não perde o fôlego”.

A Associação Académica da Universidade do Minho reconhece a importância da defesa e promoção do que é marcadamente um património da sua atividade e da sua missão, as Tradições Académicas.

Retomadas em 1989, as Monumentais Festas do Enterro da Gata são uma das tradições estudantis mais consolidadas da Universidade do Minho, da cidade e da região.

Em 2016, o tema do Enterro da Gata honra o esforço dos estudantes, que mantêm a esperança numa geração capaz de construir um futuro mais próspero. Apesar das dificuldades que se fazem sentir, “A Gata não perde o fôlego”.

O Ensino Superior tem sido penalizado com cortes orçamentais na última década, vivendo num quadro asfixiante, que coloca amarras no caminho do progresso, lesando a qualidade do ensino, impedindo e arredando os estudantes da frequência do Ensino Superior, hipotecando os sonhos e ambições de todos. 

A gata não perde o fôlego apesar do sistema de ação social ser insuficiente no auxílio aos estudantes que não têm capacidade de prosseguir os estudos e concluir a sua formação por carências económicas, pugnando por medidas que garantam um acesso à educação mais inclusivo.

Apesar do número cada vez maior de estudantes a abandonar o Ensino Superior, sobrecarregados pelas despesas quotidianas da sua aposta na formação e pelo valor da propina, a gata respira fundo mas não perde o fôlego.

A Gata não perde o fôlego nas Monumentais Festas do Enterro da Gata 2016, demonstrando a sua capacidade de realização e afirmação, acreditando num Ensino Superior que possa proporcionar aos estudantes os instrumentos e mecanismos de apoio ao seu esforço de desenvolvimento pessoal e autoaperfeiçoamento. A gata procura enaltecer os valores de um Ensino Superior democrático, defendendo uma aposta clara do país na construção de uma sociedade mais qualificada, orientada pela participação ativa e enquadrada com um olhar de futuro!

 

Relacionados