AAUM acolhe próxima edição do Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA)

Foi nos passados dia 10 e 11 de junho que se realizou mais uma edição do Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), em Viana do Castelo. Este encontro visa promover o debate e definir a posição do movimento associativo sobre diversas temáticas relevantes do Ensino Superior, mormente a nível da Ação Social e Abandono Escolar, Juventude e Emprego Jovem, Organização do Sistema do Ensino Superior e outras medidas conjuntas.

A Associação Académica da Universidade do Minho e o movimento associativo definiram como uma das prioridades o cumprimento da resolução da Assembleia da República n.º 60/2013, que recomenda ao Governo a apresentação à Assembleia da República, anualmente, de um relatório anual detalhado e profundo sobre a realidade do abandono escolar no ensino superior português; o estudo aprofundado dos apoios de emergência criados pelas Instituições de Ensino Superior com base nas receitas próprias, no sentido de poder recompensar as instituições pelo trabalho em prol do combate ao abandono escolar; e, ainda, a estruturação de um novo programa de prevenção e combate ao abandono escolar.

Neste âmbito e no seguimento das temáticas abordadas nesta edição do ENDA, foram inúmeras as posições definidas e acordadas, nomeadamente a defesa da necessidade de criação de outros mecanismos que permitam uma melhor rentabilização da dotação orçamental destinada aos SAS, a criação de um Plano Nacional de Combate ao Desemprego Jovem e de um Estatuto de Estudante Internacional CPLP, a necessidade de reorganização de forma equilibrada da oferta formativa das instituições do Ensino Superior, entre outras.

Além disso, foi nesta edição que o estudante Xavier Vieira foi eleito para o Conselho Coordenador do Ensino Superior.

Nesta edição foi atribuída a organização do próximo ENDA à Associação Académica da Universidade do Minho, que se realiza nos dias 9 e 10 de setembro, no campus de Gualtar.

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?