AAUM reúne com Direção Geral do Ensino Superior

AAUM reúne com Direção Geral do Ensino Superior

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) reuniu hoje, em Lisboa, com a Direção Geral do Ensino Superior, juntamente com o movimento associativo nacional, com o objetivo de apresentar as conclusões do último Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), realizado em Viana do Castelo.

As moções apresentadas versaram sobre diversas áreas do ensino e sociedade, como a ação social e a política educativa. Um dos pontos apresentados foi a necessidade de retribuição dos fundos sociais atribuídos às instituições de Ensino Superior, através da captação de receitas próprias, como é o caso do Fundo Social de Emergência da Universidade do Minho. Discutiu-se ainda a partilha de recursos dos Serviços de Ação Social por área geográfica, como a utilização comum de cantinas ou outras unidades de apoio social, assim como um regime geral de residências que uniformize a rede de oferta, garantindo condições mínimas de habitação e estabelecendo limites máximos para o caucionamento e mensalidade, com base nas condições e categorias de residências.

Durante a reunião, foi ainda proposto a constituição de um grupo de trabalho, com a participação do movimento associativo nacional, sobre a problemática associada à desregulação das taxas e emolumentos pagos pelos estudantes do Ensino Superior, assim como a revisão da lei de bases do sistema educativo, no sentido da reformular a mesma e incluir novos temas como a valorização do Ensino da Língua Estrangeira ou a possibilidade de incluir novos modelos de ensino que acompanhem a revolução tecnológica.

Fruto da atualização recente que prevê uma “contratualização” do estudante durante todo o período do seu curso, foi ainda discutida a adequabilidade dos sistemas financeiros e de informação para o cumprimento da calendarização da atribuição de bolsas, com vista à melhoria da eficácia do sistema de atribuição de bolsas.

De recordar que a AAUM receberá o próximo ENDA, a realizar nos dia 9 e 10 de setembro, no campus de Gualtar. 

Relacionados