85 estudantes reuniram as condições académicas e desportivas para receberem o prémio

A Universidade do Minho vai premiar mais uma vez os seus estudantes que conjugaram em 2014/2015 a excelência desportiva com o sucesso académico. Ao todo serão distinguidos com os Prémios de Mérito Desportivo, 85 estudantes/atletas que obtiveram resultados de excelência em 15 modalidades. O Andebol Masculino foi a modalidade com mais premiados: 14 no total!

Os 85 premiados surgem assim de 42 cursos diferentes da UMinho, sendo que é do Mestrado Integrado em Engenharia Civil que vem a maior quantidade dos estudantes (9) que vão agora receber a bolsa e respetivos certificados que asseveram a sua excelência nas duas vertentes, com cinco alunos eleitos ficou o curso da Licenciatura em Gestão e na terceira posição ficaram, elegendo quatro alunos cada, o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, a Licenciatura em Economia, o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, o Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e o Mestrado Integrado em Medicina. Todos os outros cursos elegeram três ou menos. 

O Restaurante Panorâmico da UMinho, no Campus de Gualtar, em Braga voltará a ser, amanhã, dia 19 de dezembro, pelas 19h00, o palco para a Cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo da Universidade do Minho 2014/2015. O evento contará com as presenças, para além dos premiados, do Reitor António Cunha, do Administrador dos Serviços de Acção Social, Carlos Silva, do Presidente da Associação Académica, Carlos Videira, da Provedora do Estudante, Paula Cristina Martins, da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, José Bastos, do Vice-reitor, Rui Vieira de Castro, do Presidente do ABC, João Luis Nogueira, do Delegado Regional do IPDJ, Manuel Barros, responsáveis da Reitoria, Presidentes de Escola e de curso, responsáveis de entidades desportivas locais, nacionais e universitárias, entre outros.

Em 2014, foram 83 os estudantes/atletas que foram presenteados pela UMinho com os Prémios de Mérito Desportivo e respetivos certificados. Um prémio que é sobretudo o reconhecimento da Universidade aos seus estudantes que conseguiram o duplo sucesso - académico e desportivo. Esta Cerimónia presta assim homenagem aos estudantes/atletas desta Universidade que, a título individual ou coletivo, conseguiram lugares de “podium” nos Eventos Internacionais Universitários ou se tenham sagrado Campeões Nacionais Universitários, e que tenham ao mesmo tempo obtido mais de 50% dos créditos no respetivo ano académico.

Em 2014/15, o número de estudantes/atletas presenteados voltou a aumentar face ao ano anterior (85), tendo o futebol 11 cedido o lugar ao andebol masculino como modalidade que mais atletas viu eleitos para receber o prémio (conseguiram eleger 14 estudantes/atletas). Na segunda posição ficou a modalidade de Voleibol Feminino (elegeu 13 estudantes/atletas) e na terceira posição as modalidades com mais estudantes/atletas eleitos foram o futebol 11 e Futsal (viram eleitos 11 estudantes/atletas).

Este ano estavam elegíveis para os Prémios de Mérito Desportivo, 125 estudantes/atletas, sendo que destes 125, apenas 85 tiveram desempenho académico, ou seja, 68%.

Sobre os Prémios de Mérito

Estes prémios estão indexados ao valor da propina anual, e são atribuídos apenas aos alunos que tenham aprovação em pelo menos 50% dos créditos das disciplinas em que estiveram matriculados e simultaneamente alcancem resultados desportivos de excelência em representação da Academia. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de Ouro em Competições Internacionais Universitárias no ano letivo de 2014/2015, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.

O programa incluiu ainda a apresentação do “Calendário Solidário Judo and Sport Friends of UMinho” e a celebração do 38º Aniversário da AAUM, que decorrerá no mesmo local.

Programa do evento

  • 19h00  Início da Sessão com um testemunho do Dr. Carlos Dias, ex-atleta internacional de Voleibol, ex-selecionador nacional e atual campeão nacional universitário com a equipa feminina de Voleibol feminino da AAUM
  • 19h15  Apresentação do Calendário Solidário Judo and Sport Friends of UMinho
  • 19h30  Entrega de prémios de mérito desportivo;
  • 19h45  Discursos do Administrador dos SASUM, Presidente da AAUM e Reitor da UMinho;
  • 20h15  Jantar de Aniversário AAUM;
  • 22h30  Concerto ao Vivo com a banda “We Trust” na Reitoria Universidade do Minho, Salão Nobre, Largo do Paço

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?