Fernando Parente eleito para o Comité Executivo da FISU

Fernando Parente foi no dia 8 de novembro, eleito para o Comité Executivo da FISU - Federação Internacional de Desporto Universitário. A eleição decorrida durante a 34ª Assembleia Geral do organismo elegeu também a nova direção que tem agora como Presidente, Oleg Matytsin.

Fernando Parente é mais um português no topo do desporto mundial, fazendo parte do Comité Executivo da FISU, o organismo que gere o desporto universitário a nível mundial. 

Para além do português, foram eleitos em Lausanne, na Suíça os restantes membros do Comité Executivo para o período de 2015-2019, o qual terá na presidência, o russo Oleg Matytsin e como Vice-presidente o suíço, Leonz Eder. 

Para além destes, foram eleitos os Vice-presidentes e Assessores, sendo para esta última, a função a que se candidatou Fernando Parente, o qual foi apoiado em Portugal pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD) e pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), organismos que fizeram questão destacar o seu dinamismo, conhecimento e qualidade de trabalho em prol do desporto universitário nacional e internacional, bem como o seu vastíssimo curriculum ligado ao desporto universitário, o qual conta já com mais de 25 anos repletos de êxito.

Fernando Parente faz parte atualmente dos quadros superiores dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), sendo o diretor do seu Departamento Desportivo e Cultual, e por isso, principal responsável pelo sucesso do desporto na Universidade do Minho. 

Fernando Parente mostrou-se bastante satisfeito com esta eleição, com a qual, para além de “contente” afirmou que a esta foi sobretudo “um reconhecimento” uma vez que foi eleito pelo expressivo resultado de 75% dos votos. 

Segundo o dirigente português, para esta eleição contribuiu sobretudo “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, não só pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), mas também pela imagem e participações da FADU em termos internacionais”. Enfatizando o facto de esta não ser “uma vitória individual mas de muitas pessoas e organizações que têm contribuído para o sucesso do desporto universitário na Europa e no Mundo” disse.  

Neste novo Comité Executivo da FISU e como Assessor, Fernando Parente não terá uma função específica, mas, como referiu “as pessoas eleitas são integradas em comissões e projetos da FISU”, sendo que a sua função poderá passar pelos grandes eventos, tais como Universíadas de Verão, Campeonatos do Mundo ou Desenvolvimento, “mas os membros eleitos trabalham em todas as áreas” declarou.

A eleição do português para o organismo internacional será uma mais-valia para o desporto nacional universitário, da qual resultará, segundo Fernando Parente “não só a criação de novas competências, mas também a participação mais direta no organismo que gere e regula o desporto universitário a nível internacional”. Para além destas, e como aponta o responsável do desporto da UMinho “como fazemos sempre quando estamos fora, é essencial importar novas e melhores práticas para as instituições de ensino superior e para a FADU”, sublinhando que “de nada serviria ter chegado ao topo de uma organização internacional se isso no futuro não refletir uma melhoria no desenvolvimento do país”. 

O Comité Executivo da FISU para 2015-2019 ficou assim constituído:

President: Oleg Matytsin (RUS)

1º Vice-President: Leonz Eder (SUI)

Vice-Presidents: Liguo Yang (CHN) – Luciano Cabral (BRA) – Marian Dymalski (POL) – Leopold Senghor (SEN)

Tesoureiro: Bayasgalan Danzandorj (MGL)

1º Assessor: Verena Burk (GER)

Assessores: Byong Jin (KOR) - Tai-Cheng Chen (TPE) - Kairis Ulp (EST) - Fernando Parente (POR) - Hisato Igarashi (JPN) - Rosaura Mendez (CRC) - Omar Al-Hai (UAE) - Kemal Tamer (TUR) - Penninah Kabenge (UGA) - Kenny Chow (HKG) - Kairat Zakiryanov (KAZ) - Anthony Davis (JAM) – Malumbete Ralethe (RSA) – Coleen Dufresne (CAN) - Hilkka Laitinen (FIN)

 

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?