Agir e Rui Veloso confirmados no Enterro da Gata

Agir e Rui Veloso confirmados no Enterro da Gata

Agir e Rui Veloso são as mais recentes confirmações para a edição 2016 do Enterro da Gata. Os dois artistas lusos atuam na sexta-feira, 13 de maio, última noite de concertos.

Depois de ter atuado na Receção ao Caloiro, em outubro passado, Agir pisa pela primeira vez o palco do Gatódromo. Já Rui Veloso, que passou em 2011 pelo Enterro da Gata, regressa cinco anos depois, fechando o palco principal da edição deste ano.

Dengaz e Gabriel O Pensador, primeiros nomes confirmados para o evento, atuam no dia sete de maio. O Enterro da Gata realiza-se de 6 a 13 de maio, na Alameda do Estádio Municipal de Braga.

Os artistas

Agir (nome artístico de Bernardo Costa) começou a gravar músicas aos 12. Lançou as primeiras músicas no YouTube até ao seu primeiro álbum, “AGIR”, o qual gravou com 20 anos. Três anos depois, fez uma pausa, da qual surgiu o EP “Alma Gémea”. Em 2015, com o álbum “Leva-me a sério”, notabilizou-se junto do povo português – nomeadamente os mais jovens – com temas como “Tempo é Dinheiro” e “Como ela é bela”. Filho do também cantor Paulo de Carvalho e da atriz Helena Isabel, Agir participou, em 2007, no Festival RTP da Canção, com o tema “Dá-me a Lua”, em conjunto com o projeto TribUrbana. 

Rui Veloso, cantor português natural de Lisboa, mas criado no Porto, iniciou a carreira em 1980. Conta com dez álbuns de estúdio originais, três ao vivo e duas compilações. Durante a carreira, integrou o grupo musical Rio Grande, com Tim, Jorge Palma, João Gil e Vitorino. Mais tarde, sem Vitorino, reencontrou os Rio Grande com o projeto Cabeças no Ar. Em 2014, anunciou que iria suspender a carreira, por ser “muito difícil (…) aceitar a realidade do país”. No ano seguinte, voltou para uma viagem pelos 35 anos de carreira. Entre os seus grandes êxitos, contam-se ‘Lado Lunar’, ‘Chico Fininho’, ‘Porto Côvo’, ‘Não há estrelas no céu’ ou ‘Nunca me esqueci de ti’.

 

Relacionados