Basquetebol: quatro atletas da UMinho representam Portugal na equipa do Consórcio UNorte

Basquetebol: quatro atletas da UMinho representam Portugal na equipa do Consórcio UNorte

Equipa que junta as Universidades do Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro (UMinho, UPorto e UTAD), que compõem o Consórcio U.Norte.pt, estreia-se esta quinta-feira em competições desportivas internacionais, na 11.ª edição dos “Friendship Games”, em Basquetebol. A prova decorre até 30 de maio, em Israel. Conta com dez atletas, quatro deles da Universidade do Minho.

A equipa da UNorte.pt alinha no Grupo A, juntamente com a Polónia, Palestina, ASA Tel Aviv e Croácia. Este torneio de basquetebol universitário, criado sob a égide de “Jogos da Amizade” com o intuito de promover a aproximação de países em conflito, conta, em 2016, com equipas de nove países. Para além da equipa do UNorte.pt, em representação de Portugal, estarão presentes equipas das universidades de Israel, Palestina, Jordânia, Ucrânia, Polónia, Lituânia, Croácia e Alemanha.

A equipa do UNorte.pt, que participa a convite da Universidade de Telavive, é constituída por António Moreira (U.Minho), José Costa (U.Minho), José Miranda (U.Porto),José Pita (UTAD), Luís Araújo (U.Minho), Pedro Catarino (U.Porto), Pedro Dias (U.Minho),Pedro Lopes (U.Porto), Pedro Mota (UTAD) e Ricardo Stringfelow (UTAD) – treinados por Américo Santos, professor da FADEUP. A delegação é chefiada por Bruno Almeida (U.Porto) e João Ribeiro (UTAD).

Este é o mais recente exemplo da conjugação de esforços entre as três universidades do Norte de Portugal, no âmbito do consórcio UNorte.pt. Além desta primeira representação conjunta, os serviços desportivos das três universidades estão também a coordenar estratégias conjuntas para promover o aumento da prática desportiva das suas comunidades académicas.

 

Relacionados