AAUM candidata-se aos Campeonatos Nacionais Universitários 2019

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) enviou a candidatura, no mês de março, à Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) para acolher os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de 2019. Candidatura engloba nove modalidades e decorrerá de 1 a 14 de abril do próximo ano, em Guimarães.

Voleibol, Futsal, Hóquei em Patins, Futebol, Basquetebol, Andebol e, em candidaturas paralelas, Ginástica Artística são as modalidades que a AAUM pretende organizar. A entidade estima a participação de cerca de 2500 atletas e mais de 150 voluntários e técnicos.

A organização caberia à AAUM, aos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Universidade do Minho e as cidades de Braga e Guimarães. Caso seja entregue, esta será a oitava edição sob a alçada da academia minhota, a primeira de localização completa em Guimarães.

Tendo já recebido vários campeonatos universitários, dos quais se destacam os Mundiais de Xadrez (2012) e o de Ciclismo, realizado este ano, o Município de Guimarães contará com o apoio de várias entidades e clubes locais. Uma das novidades desta candidatura será o elemento de responsabilidade para com o meio ambiente, numa criação de um Conselho ‘Verde’ para o evento. A iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Universidade do Minho, através da supervisão do Laboratório da Paisagem.

Para além de continuar com o objetivo do sucesso desportivo, social e económico, a organização espera abrir um legado para futuras organizações. Tido como caso de sucesso, a AAUMinho vai receber este fim-de-semana o galardão de Universidade Mais Ativa da Europa, atribuído na Gala EUSA, em Madrid.

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?