Basquetebol 3x3 sagra-se vice-campeão nacional universitário!

A histórica cidade de Évora acolheu mais uma vez, a organização de uma importante prova do calendário da FADU: o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Basquetebol 3x3. Os minhotos estiveram em plano de destaque ao conquistar pelo segundo ano consecutivo a medalha de prata na vertente masculina.

A ganhar cada vez mais importância no panorama universitário, com mais equipas a participar e o nível competitivo a subir de ano para ano, o Basquetebol 3x3 é das modalidades coletivas com maior crescimento nos últimos tempos.

A AAUMinho fez-se representar em ambas as vertentes, feminina e masculina, sendo que na primeira tinha conquistado o título em 2014/2015 e na segunda, o vice-campeonato. “Sabíamos que no feminino iria ser difícil repetir o título conquistado no ano anterior, pois a equipa está em fase de renovação”, comentou João Chaves, técnico responsável pela modalidade na UMinho.

As previsões viriam a confirmar-se, com as minhotas, apesar de todo o seu esforço, a serem eliminadas na fase de grupos. Duas derrotas frente à UPorto e à UNova colocaram um ponto final no sonho da revalidação, e nem a vitória frente à AAUBI garantiu a passagem à fase seguinte.

No masculino as coisas correram melhor e os minhotos somaram cinco vitórias (três na fase de grupos e duas na fase a eliminar) até chegar à final. Aí, frente à UPorto, e num jogo extremamente disputado, do qual qualquer uma das equipas poderia (justamente) ter saído vencedora, a sorte acabaria por sorrir aos tripeiros.

“A vertente do 3x3 joga-se a grande velocidade e, como tal, todos os pormenores contam e a formação da UP acabou por ser mais feliz. Ainda assim repetimos o resultado do ano anterior o que não deixa de ser um resultado positivo”, concluiu João Chaves.

Texto: Nuno Gonçalves

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?