“Dream Team AAUMinho” conquista a Europa!

A participação da equipa de Taekwondo da AAUMinho no Europeu Universitário da modalidade que teve lugar na Croácia, durante os dias 12 e 13 de novembro fica marcada por uma excelência ímpar ao nível dos resultados: três medalhas de ouro, cinco de prata, três de bronze e o título por equipas! A AAUMinho torna-se assim na Universidade europeia a conquistar mais medalhas numa única prova da EUSA (European Universities Sports Association).

A cidade croata de Opatija vai ficar para sempre ligada a mais uma brilhante página do desporto universitário nacional e da AAUMinho, após a incrível performance dos atletas minhotos no 4º Europeu Universitário de Taekwondo.

Verdade seja dita, esta é provavelmente uma das equipas mais fortes de sempre (independentemente do país de origem) a entrar num Europeu. Os minhotos apresentaram-se com diversos atletas medalhados em Mundiais e Europeus Absolutos, Europeus sub-21, Universíadas, Jogos Olímpicos da Juventude e Europeus Universitários… uma verdadeira “Dream Team”!

A fasquia em termos de objetivos estava alta, como nos contou Hugo Serrão, treinador da AAUMinho:

“O objetivo principal a que nos propusemos era conquistar o título coletivo, algo que foi alcançado graças a uma prestação incrível destes atletas que deram tudo o que tinham para dar. Fomos uma equipa, fomos uma família… a união foi a palavra de ordem!”

Para esta 4ª edição da prova, os responsáveis da EUSA optaram por um quadro competitivo que normalmente não é utilizado nas provas de Taekwondo, mas que acabou por ser proveitoso para os atletas, proporcionando-lhes mais oportunidades de combater.

No primeiro dia provas, e com os atletas distribuídos por grupos onde todos lutavam contra todos, determinou-se quem iria no dia seguinte lutar pelas medalhas.

Se para o “grupo de elite” composto por Rui Bragança (Medicina), Mário Silva (Enfermagem), Júlio Ferreira (Arquitetura), Nuno Costa (Arquitetura), Jean-Michel Fernandes (Mestrado em Bioengenharia) e Joana Cunha (Gestão), atletas que fazem o circuito mundial e europeu de Taekwondo, os resultados foram aqueles que se esperavam, com praticamente todos eles a corresponderem às expectativas, o grande destaque vai para o “caloiro” Francisco Costa (Engª Física).

Segundo Hugo Serrão, o jovem atleta dos -58kg foi a grande surpresa da competição: “O Francisco teve uma prestação incrível, apenas perdendo com um atleta de ranking mundial, que figura entre os 20 melhores atletas do mundo. No combate da fase de grupos, o Francisco perdeu no ponto de ouro!”

Outro facto a destacar é que duas finais deste europeu foram disputadas entre atletas da AAUMinho: Nuno Costa e Rui Bragança nos -63kg e Mário Silva e João Ferreira (Engª de Polímeros) nos -68kg, patenteando bem o valor desta equipa!

“Estes resultados são fruto da aposta que a Universidade do Minho fez há sensivelmente oito anos no Taekwondo, apoiando-nos e dando-nos condições únicas de treino e participação em provas nacionais e internacionais. O primeiro resultado dessa aposta foi logo em 2008 com a medalha de ouro do José Fernandes (Medicina) na Taça Europeia Universitária”, afirmou o treinador minhoto. 

Ficamos agora com a lista de todos os atletas medalhados neste 4º Europeu Universitário:

Ouro: Nuno Costa (-63kg) / Mário Silva (-68kg) / Júlio Ferreira (-74kg)

Prata: Joana Costa (-57kg) / Francisco Costa (-58kg) / Beatriz Fernandes (-62kg / Economia) / Rui Bragança (-63kg) / João Fernandes (-68kg)

Bronze: Ana Coelho (-53kg / Engª Biomédica) / Jean-Michel Fernandes (-80kg) / José Rodrigues (+87kg / Engª Gestão Industrial)

Fonte: SASUM

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?