Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 976

UMinho eleita a 2ª melhor Universidade da Europa em 2015!

UMinho eleita a 2ª melhor Universidade da Europa em 2015!

Ângela Gameiro

A Universidade do Minho (UMinho) voltou mais uma vez a classificar-se em 2º lugar do ranking da EUSA (Associação Europeia do Desporto Universitário), ficando à frente da UPorto, que se qualificou em 3º lugar. Em primeiro lugar ficou a Universidade de Varsóvia. Em 2013 os minhotos ocuparam o 1º lugar deste ranking.

A par desta excelente classificação, a UMinho conquistou ainda mais distinções, como foi o caso da melhor fotografia do ano, prémio conquistado pela ex-aluna de Sociologia e antiga guarda-redes de Hóquei Patins da Seleção Nacional Sénior e da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Ângela Gameiro. A Academia Minhota viu ainda o logotipo do seu Europeu Universitário de Andebol (idealizado pela GEN) classificar-se em 3º lugar no concurso de Melhor Logotipo dos Europeus e foi a Universidade com mais atletas a participarem nos europeus universitários de 2015.

Para o Presidente da AAUM, Bruno Alcaide, “é muito prestigiante para a AAUM alcançar este lugar no topo do ranking da EUSA, sobretudo devido ao investimento que é feito da nossa parte e por parte dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), ainda mais quando somos uma Universidade sem curso de desporto”. O representante dos estudantes salientou ainda que, “é um motivo de grande orgulho para a AAUM e para a UMinho, ver estes estudantes/atletas conseguirem conciliar o sucesso académico com o sucesso desportivo. Esta aposta no desporto é para continuar”, referiu.

Segundo Fernando Parente, Diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM, o segredo está “em trabalhar com metas, objetivos e uma visão para o que queremos do Desporto na UMinho. Somos já uma referência no espaço europeu no que se refere à prática desportiva da nossa academia no dia-a-dia, a organizar eventos internacionais e nesta questão particular em termos de resultados desportivos internacionais das nossas equipas.”

Ainda segundo Fernando Parente, estes resultados que são proporcionados pelos estudantes/atletas e treinadores, são fundamentais para que os SASUM e a AAUM “continuem a postar na Competição Desportiva, não apenas pelos resultados, mas sobretudo porque qualificam a experiência académica dos nossos estudantes e os preparam para a vida quando acabarem os seus estudos”.

Já Carlos Silva, Administrador dos SASUM, o futuro passa agora por “continuar a trabalhar em parceria com a AAUM para chegar ao topo da EUSA nas competições internacionais, mesmo sabendo que se trata de um objetivo muito difícil”. Apesar de reconhecer a dificuldade desta tarefa, o Administrador mostra-se confiante, destacando “a qualidade dos nossos atletas e equipas, e o empenhamento mostrado quando representem a UMinho fazem-nos sempre pensar que poderemos ter resultados de expressão internacional.“

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) conquistou pelo 3º ano consecutivo o 1º lugar do ranking europeu de federações mais ativas, isto, graças em grande parte à atividade da UMinho e UPorto

Informação Adicional
  • Fonte: Nuno Gonçalves

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?