UMinho recebe nova edição da RoboParty até 24 de março

A 12ª edição da RoboParty, promovida pela Universidade do Minho e pela spin-off SAR - Soluções de Automação e Robótica, começou ontem e decorre até sábado, dia 24 de março, no pavilhão desportivo, no campus de Azurém, Guimarães.
 
Reconhecido como o maior evento de robótica educacional do mundo, a Roboparty decorre ao longo de três dias e duas noites consecutivos. O objetivo é ensinar aos mais de 500 participantes, vindos de todo o país e de equipas internacionais, a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada. 
 
Entre os participantes, há jovens entre os 7 e os 68 anos, sendo que a maioria se encontra na faixa etária dos 15 aos 18 anos. As mais de 120 equipas poderão participar em formações de eletrónica, programação e mecânica para que, a partir do kit que recebem à chegada do evento, possam construir um protótipo, sempre com o auxílio de mais de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores. Amanhã e sábado, os participantes terão oportunidade de pôr os seus robôs à prova, através de desafios de obstáculos, perseguição e dança. 
 
Para além da componente pedagógica, o evento oferece múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, atuações de DJs, torneios de xadrez, ténis de mesa, lançamentos de basquetebol e remates de futsal, demonstrações de KravMaga e Kickboxing. As principais novidades deste ano, são as demonstrações de Drones, demonstrações de robôs móveis, e as formações acreditadas para os professores (programação de Micro Controladores ESP32, programação de Drones e visão por computador).
 
Hoje, a sessão de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Professor Rui Vieira de Castro e do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança. A Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho e a Tun' Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho presentearam os participantes com atuações musicais, depois do jantar. 
 
 
Para mais informações, podem consultar www.roboparty.org e www.facebook.com/RoboParty.
 

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?