Enterro da Gata ’17 | Velório e Serenata

Enterro da Gata '17 | Velório e Serenata

Nesta sexta-feira, os estudantes minhotos encheram o Largo do Paço. Foram muitos os que acompanharam a marcha do velório da gata, desde a Estação de Caminhos de Ferro. Começam, assim, as Monumentais Festas do Enterro da Gata ’17.

A concentração fez-se no já habitual Velório da Gata, protagonizado pela OPUM DEI – Ordem Profética da Universidade do Minho. Às 22:55h, o comboio que trazia o grupo que carregava o caixão chegava à estação e em fila, e mergulhados na multidão que os esperava, a procissão seguiu até à reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço.

Durante a procissão de velório, era constante a alegria, bem como a música presidida por um grupo de instrumentos. Nem o tempo chuvoso fez afastar as capas negras das ruas de Braga, onde era possível ver-se tricórnios e capas, misturadas entre as gentes de Braga, desde os mais novos aos mais velhos, que percorreram durante uma hora o percurso desde a estação ferroviária. Chegada ao palco do largo, a OPUM DEI deu o mote para a verdadeira partida desta semana tão aguardada.

As Serenatas das Monumentais Festas do Enterro da Gata tiveram início com a chegada do “Velório da Gata” ao Largo do Paço, onde se encontravam centenas de estudantes trajados. Após o anúncio de que “a Gata morreu” dada pela OPUM DEI, Bruno Alcaide, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, saudou os estudantes com um breve discurso.

Pela meia-noite e meia, o Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho, com os primeiros acordes nas guitarras, iniciou o momento musical da noite. A partir daí, viam-se abraços apertados, lágrimas e sorrisos enquanto decorria o tradicional “traçar da capa” entre os estudantes, com saudades do passado e esperança no futuro. João, curso de Medicina, descreve este evento dizendo que “É um fechar de um ciclo, é um momento de afeto entre famílias. As serenatas são a tradição da academia minhota que têm em mente a união de toda esta sob a forma de música e respeito”.

Após cerca de uma hora de música à cidade e aos estudantes minhotos, a Serenata das Monumentais Festas do Enterro da Gata terminou, culminando o primeiro dia de festividades desta semana académica minhota.

Relacionados