NEMUM leva Hospital dos Bonequinhos a Barcelos | 1 de junho

NEMUM leva Hospital dos Bonequinhos a Barcelos | 1 de junho

O Núcleo de Estudantes de Medicina e o Hospital Santa Maria de Maior de Barcelos estão a organizar, no próximo dia 1 de Junho, a primeira edição do Hospital dos Bonequinhos, a ser realizada em Barcelos.

O Hospital dos Bonequinhos conta já com 9 edições em Braga (tendo abrangido na última cerca de 900 crianças do concelho de Braga) e pretende criar um momento de proximidade entre crianças do pré­-escolar e toda a envolvente da prática médica onde, num ambiente tanto descontraído como didático, estas possam aprender a dominar e contornar receios como o conhecido “medo da bata branca”.

Este projeto consiste na criação de um Hospital-­modelo, construído à escala dos mais pequenos, no qual as crianças assumem o papel de pai/mãe que leva o seu boneco “doente” ao médico, papel aqui assumido pelos estudantes de Medicina. Através da simulação de vários procedimentos médicos e contando com o papel ativo da criança, pretende­-se a familiarização das mesmas com o ambiente hospitalar e, assim, reduzir a ansiedade característica destas idades.

A dinâmica da actividade decorre numa sequência de estações que poderão ser a simulação de uma sala de tratamento, uma sala de diagnóstico, a realização de procedimentos médicos como colheita de amostras de sangue ou realização de radiografias, passagem pelo bloco cirúrgico, etc. Tudo é pensado de forma a que a criança consiga fazer com o seu boneco todo o percurso típico que se efetua num Hospital. Contamos também com a colaboração do Núcleo de Educação Básica que assume a responsabilidade de supervisionar as crianças durante os tempos de espera de forma a permitir um acompanhamento contínuo dos participantes durante toda a atividade

Relacionados