Prémios de Mérito Desportivo

Prémios de Mérito Desportivo

A Universidade do Minho vai premiar, este sábado, os estudantes que conjugaram em 2015/2016 a excelência desportiva com o sucesso académico. Ao todo serão distinguidos com os Prémios de Mérito Desportivo, 124 estudantes/atletas que obtiveram resultados de excelência em 18 modalidades. O Futebol 11 Masculino foi a modalidade com mais premiados: um total de 19 atletas.

O Restaurante Panorâmico da UMinho, no Campus de Gualtar, em Braga, acolhe pelas 11h00 deste sábado a Cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo da Universidade do Minho da época 2015/2016. 

Os 124 premiados surgem assim de 51 cursos diferentes da UMinho, sendo que é do Mestrado Integrado em Engenharia Civil que vem o maior número dos estudantes (9) que vão agora receber a bolsa e respetivos certificados que asseveram a sua excelência nas duas vertentes, com sete alunos eleitos ficaram os cursos do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e o Mestrado Integrado em Medicina. Todos os outros cursos elegeram menos.  Para além disso, as três escolas mais representadas nos eleitos deste ano foram a Escola de Engenharia (59), a Escola de Ciências (19) e a Escola de Economia e Gestão (19). 

Em 2014/15, foram 85 os estudantes/atletas que foram presenteados pela UMinho com os Prémios de Mérito Desportivo e respetivos certificados. Um prémio que é sobretudo o reconhecimento da Universidade aos seus estudantes que conseguiram o duplo sucesso – académico e desportivo. Esta Cerimónia presta assim homenagem aos estudantes/atletas desta Universidade que, a título individual ou coletivo, conseguiram lugares de “podium” nos Eventos Internacionais Universitários ou se tenham sagrado Campeões Nacionais Universitários, e que tenham ao mesmo tempo obtido mais de 50% dos créditos no respetivo ano académico.

Em 2015/16, o número de estudantes/atletas presenteados voltou a aumentar e muito (124), face ao ano anterior (85), um aumento de 46% de estudantes com direito aos Prémios de Mérito Desportivo, tendo o Andebol cedido o lugar ao Futebol 11 masculino (Campeões Europeus) como modalidade que mais atletas viu eleitos para receber o prémio, conseguindo eleger 19 estudantes/atletas. Na segunda posição ficou a modalidade de Voleibol Feminino (Campeãs Nacionais) que elegeu 13 estudantes/atletas) e na terceira posição, a modalidade com mais estudantes/atletas eleitos foi o Taekwondo (Campeões Europeus) que elegeu 11 estudantes/atletas. Todas as outras modalidades elegeram menos.

O evento contará com as presenças, para além dos premiados, do Reitor António Cunha, do Administrador dos Serviços de Acção Social, Carlos Silva, do Presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide, da Provedora do Estudante, Paula Cristina Martins, da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Brás, responsáveis da Reitoria, Presidentes de Escola e Diretores de curso, responsáveis de entidades desportivas locais, nacionais e universitárias, entre outros. 

Este ano estavam elegíveis para os Prémios de Mérito Desportivo, 161 estudantes/atletas, sendo que destes, apenas 124 tiveram desempenho académico, ou seja, 77%.

 

Relacionados