RoboParty 2016 em Azurém | 17 a 19 de março

RoboParty 2016 em Azurém | 17 a 19 de março

O Pavilhão Desportivo do Campus de Azurém acolhe, entre os próximos dias 17 de março (de 4.ª a 6.ª feira), a 10.ª edição da RoboParty, que contará com cerca de 600 jovens, que desafiam a construção e programação de robôs móveis e autónomos. 

O evento realiza-se durante três dias e duas noites, de forma consecutiva, com os participantes a levarem um saco-cama e um computador. No final da construção e programação do robô, o mesmo fica para a equipa. Na edição que decorre esta semana em Guimarães, o evento atinge um número record de equipas – 144 – não só provenientes dos vários pontos do país, mas também do Brasil, Dinamarca e Reino Unido.

O robô que será construído é o robô Bot’n Roll ONE A, compatível com Arduíno (ver capítulo kit). No início do evento é fornecido a cada equipa um kit robótico em peças do robô ‘Bot’n Roll ONE A’, e durante o evento é lecionada formação em eletrónica e programação que possibilita a construção do robô por cada equipa [montagem mecânica, soldadura e programação], sempre acompanhados e apoiados por cerca de 90 alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. No final participam em algumas provas de robótica (ver secção Provas) extremamente divertidas que permite testar o desempenho do robô, destacando-se a prova de dança que ocorre no Sábado pelas 14h00.

A sessão de abertura realiza-se na 5.ª feira, dia 17, pelas 10h00, no Pavilhão Desportivo, em Azurém. Em paralelo com a RoboParty decorrem várias atividades lúdicas e desportivas, desde o xadrez ao ténis de mesa, passando pelo badminton, demonstrações de badminton, rope skipping, uma aula de jump (trampolins) e mini jogos sem fronteiras com pólo aquático. A Tun’ Obebes  – Tuna Feminina de Engenharia da UMinho – marca presença com uma atuação.

A RoboParty é organizada pelo Grupo de Automação, Controlo e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da UMinho e pela SAR – Soluções de Automação e Robótica, spin-off da universidade. Entrada gratuita ao público na quinta e sexta-feira, das 09h00 às 22h00 e no sábado, das 09h00 às 18h00.

Mais informações: roboparty@roboparty.pt | fernando@dei.uminho.pt

Relacionados