Talk About… O preço da investigação

A AAUM está a organizar mais uma tertúlia Talk About, desta vez subordinada ao tema “O preço da investigação”. A sessão realiza-se na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, pelas 21h30, na zona B-lounge da biblioteca da UMinho em Gualtar.

Serão abordadas questões como: quais as bolsas de investigação que existem e como as conseguir obter. Qual o preço da publicação de um artigo científico e as vantagens. O que é preciso para a criação de uma patente e qual será o investimentos. E serão abordados mais alguns temas importantes para alcançar todos os objetivos numa investigação.

Poderás contar com os seguintes oradores:

Miguel Cerqueira 

Licenciado em Engenharia Biológica pela UMinho, desenvolveu o doutoramento em Tecnologia Alimentar nesta instituição, o que lhe valeu o prémio de Melhor Tese de Doutoramento 2011 da Escola de Engenharia. É investigador de pós-doutoramento no CEB e professor convidado do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica. Tem estabelecido parcerias com outras universidades e centros de investigação, com estadias nas universidades de Aveiro, Cork (Irlanda), Vigo (Espanha), Estadual de Campinas (Brasil) e Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos em Valência (Espanha).  Em 2013, criou a Improveat, pela qual promove o desenvolvimento de produtos inovadores para a indústria alimentar. É autor de mais 120 publicações e recebeu vários prémios durante o seu percurso profissional, como o Young Scientist Award pela União Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos a organização científica mais importante do mundo nesta área.

João Gonçalves

Licenciado e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde está neste momento a frequentar o Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação. Trabalha, neste momento nos Serviços de Relações Internacionais da UMinho, e iniciará em Dezembro uma bolsa individual de doutoramento financiada pela FCT. Adicionalmente, foi presidente do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM) durante dois anos e desempenhou várias funções em representação dos estudantes no Instituto de Ciências Socias.

Marco Sousa

Licenciado em Direito, detentor de um curso de especialização em “Propriedade Industrial e Gestão da Inovação” e do curso de formação de base em Direito Europeu. Desde 2004 é o Coordenador do Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) da TecMinho – UMinho. Em 2007 foi empossado como Agente Oficial da Propriedade Industrial. Desde 2009 é árbitro no “Centro ARBITRARE – Centro de Arbitragem para a Propriedade Industrial, Nomes de Domínio, Firmas e Denominações”. É um dos autores de “IPEDIA – Guia da Propriedade Intelectual” e do “Manual para a protecção, gestão e valorização da Propriedade Intelectual”.

Paula Lobo – Moderadora

É gestora de Comunicação da Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, entidade que se dedica ao desenvolvimento de materiais e produtos inovadores com base em fibra, e que apoia o departamento de Pós-Graduação da AAUM nesta atividade. Foi uma das fundadoras do núcleo de Braga da Amnistia Internacional, organização que preside desde junho passado. Sempre ligada ao associativismo, trabalhou em vários projetos durante todo o seu percurso estudantil, o que incluiu dois mandatos na direção da Associação Académica da Universidade do Minho (2011 e 2012). Além de bolseira da TecMinho é jornalista de futsal no site futsalglobal.com e foi quem, nas palavras do professor Marcelo Rebelo de Sousa, “pegou num projecto de obra e dela fez um livro”, livro esse que se chama “Pé Descalço – Da Suécia a Portugal sem um tostão!”, que já vai para a 4ª edição.

O evento terá o apoio da Fibrenamics

Aparece!

Relacionados