Voluntariado na prisão de Braga

Voluntariado na prisão de Braga

A Associação Académica da Universidade do Minho, em parceria com a Pastoral Penitenciária, está a desenvolver um projeto de voluntariado neste estabelecimento. Esta iniciativa visa facilitar o acesso dos alunos universitários a este tipo de voluntariado, proporcionando-lhes não só uma experiência diferente e completa a nível social como também proporcionar aos reclusos a oportunidade de contactar com diferentes pessoas e desenvolver capacidades sociais.

As inscrições já se encontram abertas e, para esse efeito, os estudantes interessados deverão entregar o documento que se encontra em anexo devidamente preenchido no Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) até dia 13 de outubro.

Após a inscrição no projeto, os participantes terão a possibilidade de se integrar em um dos seguintes projetos:
1. Projeto “Rasgar Horizontes” projeção de uma filme por semana.
2. Projeto: “Cidadania Nós e os Outros ” consiste em reunir com os reclusos uma hora por semana e ajudar na reestruturação comportamental e social, a promoção do bem-estar pessoal e a inclusão social, através de atividades dinâmicas, como debates, visualização de programas direcionados para as problemáticas sociais e palestras.
3. Projeto: “Capacita-te” consiste em reunir com os reclusos e apoiá-los na resolução de problemas que ficam pendentes no exterior; ajudá-los a enfrentar a nova realidade – privação da liberdade – reforçando-lhes a esperança,  tentar encontrar respostas que contribuam para a sua maior estabilidade, reduzindo os níveis de ansiedade inerentes à entrada num estabelecimento prisional.
4. Projeto “Café com… consiste em convidar uma pessoa para partilhar a sua experiência de vida à volta de uma mesa de café dentro do estabelecimento prisional.
5. Projeto Intercâmbio Desportivo – Futebol consiste na realização de jogos de futebol entre voluntários da Pastoral Penitenciária de Braga e os reclusos.
6. Projeto Intercâmbio Desportivo–Jogos de mesa/salão consiste na realização de jogos e torneios de damas e xadrez entre voluntários da Pastoral Penitenciária de Braga e os reclusos.
7. Projeto de visitas a reclusos consiste em visitar os reclusos que não têm quem os visite.
8. Projeto “Correio da Esperança” consiste na correspondência escrita entre grupos de Jovens e os reclusos. 

Para informações adicionais contacta: formacao_voluntariado@aaum.pt.

Relacionados