Academia

Nuno Reis toma posse como presidente da AAUM e realça as “pequenas vitórias”

Nuno Reis toma posse como presidente da AAUM e realça as “pequenas vitórias”

Nuno Reis e a restante direção eleita nas eleições do dia 4 de Dezembro tomaram posse esta sexta-feira (4) no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho. Numa cerimónia que contou com a presença de Rui Vieira de Castro e de vários representantes de entidades civis tomaram também  posse os membros do Conselho Fiscal e Jurisdicional e da Mesa da Reunião Geral.

Sofia Alcaide foi eleita para um segundo mandato à frente da Mesa da Reunião Geral de Alunos e procedeu à condução da cerimónia. Nuno Reis, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho usou da palavra num discurso marcado por um balanço do mandato anterior e perspetivando o futuro daquela que, nas suas palavras, “é, sem dúvida, a melhor academia do país”.

Nuno Reis, afirma que, para além de uma retrospetiva ao que foi feito é “também tempo para renovar desígnios e propor novos desafios”. Para o presidente da AAUM, “existiram transformações consideráveis na atividade, na estrutura e no próprio meio onde se insere a ação da Associação Académica da Universidade do Minho”, pelo que continua a ser premente uma atitude de renovação.

O atual presidente da AAUM aproveitou o momento para recordar algumas das “pequenas vitórias” da associação que representa os alunos da Academia Minhota. Realçou a “reivindicação por um Ensino Superior acessível a todos, sobretudo quando a AAUM disse não ao aumento do valor da refeição social e a reclamação do congelamento do valor das propinas.

A construção da nova sede da AAUM, em Braga, foi também um dos pontos abordados por Nuno Reis apelando à Universidade e ao Município de Braga para que unam esforços por essa causa.

A tomada de posse dos órgãos de governo da Associação Académica da Universidade do Minho encheu, mais uma vez, o Salão Medieval da Reitoria e contou com a presença de muitos estudantes que quiserem assistir à cerimónia que marca o inicio de um novo mandato da AAUM.