Ação Social

UM Futuro - Projeto de Voluntariado

UM Futuro - Projeto de Voluntariado

Decorreu no passado dia 24 de setembro, na Escola Primária e Jardim de Infância das Enguardas, a primeira atividade inserida no projeto UM Futuro - um programa de voluntariado social da autoria da Associação Académica da Universidade do Minho.

Durante a manhã, as crianças presentes tiveram a oportunidade de usufruir de um lanche oferecido pela AAUMinho, assistir a um pequeno concerto, pintar um quadro e interagir com os jovens universitários presentes nesta atividade. Com um planeamento que se iniciou em 2017, este projeto tem como foco central a promoção da qualidade de vida e bem-estar dos residentes do Bairro Social das Enguardas, através da solidariedade e capacidade de intervenção dos estudantes da Universidade do Minho.

Destinado à promoção de atividade mais diversas áreas de ação, destacam-se os planos para: o apoio e acompanhamento escolar a crianças e adolescentes; a consciencialização social para hábitos de vida saudáveis; a promoção de atividade cultural, desportiva e recreativa; a oferta de rastreios e cuidados básicos de saúde; entre muitas outras propostas deixadas pela Associação Académica da Universidade do Minho. É objetivo da Associação Académica da Universidade do Minho, estreitar, progressivamente, a relação de confiança com os moradores deste bairro, direcionando as suas primeiras atividades para as crianças e adolescentes.

O projeto “UM Futuro” ambiciona conquistar a amizade dos habitantes do Bairro das Enguardas num autêntico câmbio de experiências onde todos os que nele participem sairão a ganhar. Brevemente, iniciar-se-ão os primeiros processos de recrutamento junto da comunidade estudantil da Universidade do Minho, estando a próxima atividade deste programa agendada para o mês de dezembro. A este projeto associam-se inúmeras entidades que auxiliarão a AAUMinho através do apoio em diferentes recursos e mentoria na área do empreendedorismo social e intervenção comunitária. A Associação Académica da Universidade do Minho agradece aos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, à Câmara Municipal de Braga, à Junta de Freguesia de S. Victor, à Juventude Cruz Vermelha, à BragaHabit, à Associação de Apoio à Vítima, à Bogalha, à Associação de Moradores e Famílias do Bairro das Enguardas, ao Gabinete de Apoio à Família e Aluno do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches e a todos os voluntários e parceiros que se associaram a este projeto.