Desporto

AAUM recebe as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2019

AAUM recebe as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2019

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a cidade de Guimarães foram as escolhidas para organizar as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2019.

É a oitava vez que a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) escolhe a AAUM para receber as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, mas é a primeira vez que as provas se realizarão apenas num munícipio. 

Sucedendo à cidade de Aveiro, Guimarães receberá, durante duas semanas, a maior competição nacional de desporto universitário. Com mais de dois mil participantes, as competições serão divididas pelas modalidades obrigatórias, Andebol, Voleibol, Basquetebol, Futebol, Futsal e Rugby, e por Hóquei em Patins e Ginástica Artística, duas modalidades opcionais escolhidas pela candidatura minhota. 

Para além das competições se realizarem apenas na cidade de Guimarães, a proposta distingue-se também pela sua preocupação ambiental, integrada no projeto municipal "Guimarães mais verde". Através da constituição de um Conselho Verde, a organização propõe-se a reduzir a quantidade de resíduos produzidos aquando das provas. 

A FADU aponta “o histórico de excelência da AAUM na organização desportiva universitária, bem como o comprometimento de todas as entidades envolvidas na organização” como os principais pontos fortes da candidatura. 

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, aproveitou a apresentação da candidatura para relembrar o ano de 2013, em que a cidade foi escolhida para "Cidade Europeia do Desporto". Na altura, afirma, desenvolveram-se "importantes dinâmicas associativas na área desportiva" que demonstram a capacidade do município para acolher um evento com estas características.

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários – Guimarães 2019 já têm transmissão televisiva assegurada para três finais, através do Porto Canal.