Desporto

Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo já tem datas oficiais

Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo já tem datas oficiais

De 31 de julho a 4 de agosto, o Minho recebe o Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), juntamente com a Universidade do Minho, recebe pela primeira vez o evento, marcado também pela estreia em Portugal.

Após vários mundiais universitários organizados pela UMinho e pela AAUM (Futsal 1998, Badminton 2006, Xadrez e Futsal 2012, Andebol 2014 e Karaté 2016) de grande sucesso, as instituições vão organizar juntas o Mundial de Ciclismo. Para além da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), as Câmaras Municipais de Braga, Guimarães e Fafe apoiam a atividade como cidades acolhedoras.

O Presidente da AAUM, Nuno Reis, referiu que “para além de ser a primeira vez que recebemos o Mundial cá em Portugal, é também a primeira vez que conseguimos juntar três autarquias na mesma organização de uma competição desportiva académica, o que representa um esforço conjunto em prol do Desporto Universitário”.

Nuno Reis afirmou que “será uma competição exigente, devido à organização das quatro modalidades (BTT XCO, Downhill, Contrarrelógio e Prova de Estrada) em diversos locais”. Para finalizar o, também, Presidente do Comité Organizador deseja que “a Academia possa ter uma elevada participação, sobretudo no âmbito do voluntariado e na contribuição para legado e desenvolvimento destas modalidades, sendo que o centro de custos da competição é assumido pelos SASUM, não representando por isso nem receita nem despesa para a AAUM”.

A apresentação oficial do evento ocorreu este sábado, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho (Campus de Gualtar). Prevendo o envolvimento de mais de 250 participantes de 40 países e mais de meia centena de staff e voluntários, o evento estará inserido no programa oficial de Braga Cidade Europeia de Desporto 2018.