Desporto

Comemorações do 42º aniversário da UMinho terminam com Torneios de Desporto Escolar

Comemorações do 42º aniversário da UMinho terminam com Torneios de Desporto Escolar

As comemorações do 42º aniversário da Universidade do Minho terminaram esta semana, com a realização dos Torneios de Desporto Escolar que incluíram competições de Voleibol feminino, Basquetebol 3*3, Badminton misto e Andebol masculino. Um torneio multidesportivo que trouxe ao Campus de Gualtar cerca de 500 jovens que celebraram a festa com desporto e trouxeram muita alegria à Academia.

Os torneios do desporto escolar fazem parte das comemorações do aniversário da UMinho há já muitos anos, uma oportunidade para a UMinho se “apresentar” os jovens das escolas secundárias do distrito de Braga, a qual poderá vir a ser sua Universidade no futuro, mas também um momento para estes jovens saírem do seu espaço habitual e se divertirem em ambiente universitário.  

Sendo estes os objetivos, eles foram cumpridos em pleno.

A competição, enquanto disputa sobre a escola vencedora em cada uma das modalidades em prova, foi séria e cada participante deu o melhor de si para arrecadar o “cepto” de campeão de 2016. Competição à parte, o ambiente foi de festa, diversão, e em que o importante foi participar, conhecer novos colegas e as instalações da UMinho, tendo os participantes contacto, para além do Complexo Desportivo, com a cantina universitária e todos os espaços envolventes do Campus.

Para além do momento que se saldou sobretudo pelo convívio saudável, a classificação final acaba por ser uns dos aspetos a reter, até por todos gostam de ganhar. Assim fica aqui a classificação nas várias modalidades:

Andebol:

1º lugar Escola Sec. de Maximinos

2º lugar Sec. Alberto Sampaio

Badminton:

1º lugar Ana Gomes - Escola Sec. de Paços de Ferreira

2º lugar Bárbara Sousa - Escola Sec. D. Maria II

3º lugar Ana Sofia Andrade - Escola Sec. Alberto Sampaio

Voleibol:

1º lugar Escola Sec. Alberto Sampaio

2º lugar Escola Sec D. Maria II

3º lugar Escola Sec. De Maximinos

O basquetebol foi a modalidade com mais equipas e mais atletas em prova, só à sua parte estiveram no Pavilhão Desportivo da UMinho 318 atletas. Nesta prova não houve classificação final uma vez que vai contar para o apuramento (juntamente com outras provas) para o campeonato regional.

Ana Marques