Desporto

Contrarrelógio inicia WUC Cycling 2018

Contrarrelógio inicia WUC Cycling 2018

 

A cidade de Braga acolheu, esta terça-feira, a primeira prova do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo. A prova de contrarrelógio individual sagrou campeões Tereza Korvasová e Liam Magennis, Pedro Lopes, estudante minhoto, foi o melhor português em prova, classificando-se no sétimo lugar da geral. 

A Variante do Fojo, em Braga foi o “palco” para a prova de estreia do Mundial Universitário de Ciclismo que teve em competição, 19 atletas no feminino e 36 atletas no masculino. Com 17,26 km de extensão para a prova feminina (duas voltas ao percurso) e 25,89 km para a prova masculina (três voltas ao percurso), o arranque foi dado pelas 12h00 para o feminino e pelas 14h00 no masculino.

Na prova feminina, o pódio compôs-se com Tereza Korvasová, da República Checa, seguida de Marta Lach (Polónia) e Jaqueline Dietrich (Alemanha). Na corrida masculina, o australiano Liam Magennis venceu a prova, seguido de Piotr Konwa (Polónia) e Andreas Miltiadis (Chipre).

Pedro Lopes foi o melhor português em prova ao arrecadar o 7º lugar da geral, com o tempo de 35:36.12. O estudante da Universidade do Minho afirmou que a prova “correu bem”, ainda assim “estava à espera de melhor”. Sobre o que correu menos bem, o universitário afirma que “foi a escolha de andamentos”. A seleção nacional contou ainda com mais três atletas em prova. André Ramalho foi 13º, Marvin Scheulen foi 17º e Francisco Moreira 24º.

No feminino, a única portuguesa em prova, Soraia Silva, ficou no 9º lugar ao fazer a prova em 28:20:13. A média da melhor volta no feminino foi de 41,86 km/h.

A cerimónia protocolar contou com a presença do presidente do Comité Organizador e da AAUM, Nuno Reis, do membro da Comissão da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), do membro da Comissão Médica da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) e do vice-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Amanhã decorre a prova BTT XCO, a qual terá lugar no Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Santa Maria), com início pelas 10h30 (competição feminina) e pelas 14h30 (competição masculina).