Desporto

Equipa Feminina avança para a fase seguinte no EUC Futsal 2019

Equipa Feminina avança para a fase seguinte no EUC Futsal 2019

O quinto dia do European Universities Futsal Championshio (EUC) 2019 foi decisivo para a equipa feminina da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). As minhotas responderam da melhor maneira à derrota de ontem e venceram a Norwegian University of Science and Technology por 3-1. Destaque para Ana Carolina Costa, Telma Pereira e Filipa Mendes, que foram as autoras dos golos do conjunto visitado.

A formação minhota iniciou a partida com vontade de fazer história em Braga. Logo aos cinco minutos, Ana Carolina Costa abriu a contagem e deu ânimo à equipa da casa. A capitã minhota incentivou e inspirou as companheiras de equipa, que aumentaram a vantagem pouco tempo depois. Fruto de um remate de longa distância, Telma Pereira fez uso ao pé e meteu a bola dentro da baliza. Estava, desta forma, feito o 2-0.

A AAUM não tirou o pé do acelerador e ao minuto 15, Filipa Mendes alargou a distância no placard. As norueguesas reagiram aos golos sofridos e aumentaram a intensidade. Depois do desconto de tempo, a turma da Noruega não desistiu e reduziu o marcador perto do intervalo. Ambas as equipas foram para os balneários com o marcador a assinalar o resultado de 3-1 favorável às anfitriãs.

Na etapa complementar do encontro, a história alterou-se. As noruegas acordaram, complicando a tarefa às minhotas. Ainda assim, o conjunto da casa beneficiou da expulsão de uma jogadora da equipa adversária para voltar a aumentar a vantagem. O clima aqueceu na segunda metade. A formação visitante conseguiu impor a sua tática, o que dificultou o trabalho das minhotas.

A Norwegian University of Science and Technology acabou mesmo por chegar ao segundo golo do jogo. Através de uma jogada combinada, as norueguesas aproveitaram a distração da defensiva do Minho e diminuíram novamente a diferença. Nos últimos minutos da partida, as minhotas jogaram de alma e coração, conseguindo manter o resultado até ao apito final. A vitória acabou por sorrir à academia minhota, vencendo a formação da Noruega por 4-2.

Com este resultado, a AAUM conquista o segundo lugar do grupo e apura-se para os quartos de final do EUC Futsal 2019. O próximo jogo está agendado para o dia 21, no Altice Fórum Braga. frente à Universidade de Zagreb. A equipa masculina da academia minhota entra em campo amanhã, às 18h, frente à Tbilisi State University, num jogo que promete muita emoção do início ao fim.