Desporto

Equipas da AAUM saem em grande do 3º dia das Fases Finais dos CNU

Equipas da AAUM saem em grande do 3º dia das Fases Finais dos CNU

No terceiro dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) em Guimarães, as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) entraram cheias de confiança e com vontade de triunfar nas várias modalidades. O grande destaque vai para o andebol feminino, que garantiu um lugar na grande final da competição.

A vitória chegou só no segundo dia, mas serviu para a equipa de andebol feminino avançar para a final da prova. Num jogo com o grau de dificuldade bastante elevado, a formação minhota bateu a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP) por 29-23 e confirmou a presença no jogo que decide quem vai levantar o troféu. O Pavilhão de Azurém vai receber o desfecho final do andebol feminino, onde a AAUM tem pela frente a Universidade do Porto (UP), equipa que já defrontou na fase de grupos.

No basquetebol masculino, a equipa da casa continuou a todo o gás e alcançou a terceira vitória consecutiva. Já com o apuramento garantido para a fase seguinte da competição, o conjunto do Minho venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia (AEFCT), conquistando a primeira posição do grupo B. Hoje, a turma minhota tem encontro marcado com a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), num embate a contar para os quartos de final do CNU.

O futsal masculino não conseguiu sair vitorioso no terceiro dia de competição. Contudo, apesar da derrota por 1-2 frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP), os atuais campeões nacionais da prova mantiveram a dianteira do grupo B e asseguraram a presença nos quartos de final do torneio. A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) é o próximo adversário dos atletas da academia minhota, que tudo vão fazer para tentar revalidar o título conquistado no ano transato.

No voleibol feminino, a AAUM “voou” bem alto e rematou para a segunda vitória consecutiva. A formação da casa levou a melhor sobre a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP). Embora o equilíbrio tenha predominado ao longo de toda a partida, a equipa visitada conseguiu angariar mais um triunfo por 2-0 (27-25; 25-19) e carimbou o passaporte para os quartos de final da prova. Numa eliminatória que promete muito emoção no Pavilhão Inatel, a turma minhota vai defrontar a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP).

O rugby masculino terminou a participação nos CNU com sucesso, ao vencer a AAUE por 26-19. A equipa da casa conquistou a quinta posição, com sete pontos alcançados, dando uma boa réplica em todos jogos realizados. Nenhuma formação conseguiu levar a melhor sobre a Associação de Estudantes do ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE – IUL), o que lhes permitiu levar a taça para a capital.

As equipas da AAUM já estão a fazer história na cidade berço, alcançando o apuramento para as fases seguintes em todas as modalidades. As formações da casa tudo têm feito para elevar bem alto o nome da academia minhota, batalhando desde o primeiro até ao último minuto da partida para presentear o público vimaranense com várias conquistas.