Desporto

EUC Futsal 2019 deu as boas-vindas aos participantes no centro de Braga

EUC Futsal 2019 deu as boas-vindas aos participantes no centro de Braga

A cerimónia de abertura foi o ponto alto do segundo dia do European Universities Futsal Championship (EUC) 2019. Todas as universidades participantes dirigiram-se até à Praça da República para comemorarem o início de um dos maiores torneios organizados pela European Universities Sports Associaton (EUSA). Depois do cansaço dos jogos, foi tempo de alguma diversão. Com um tempo bastante agradável, os 500 participantes (17 equipas masculinas e 11 femininas) apresentaram-se à cidade de Braga.

Os 50 membros da comissão organizadora e os 150 voluntários tentaram proporcionar a melhor inauguração da competição a todos os atletas, que se concentraram por ordem alfabética no Arco da Porta Nova, monumento muito visitado na cidade dos arcebispos. No final do desfile, ouviu-se em alto e bom som o hino de Portugal, interpretado com muita euforia por todos os portugueses. Ao longo da sessão de abertura, várias entidades relacionadas com a estruturação da prova subiram ao palco para dar a sua palavra de motivação.

Logo após o desfile das equipas, Nuno Reis, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, falou aos cerca de 500 participantes presentes na cerimónia de abertura. Seguiu-se Daniel Monteiro, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, que mencionou vários assuntos acerca da importância do desporto nacional e europeu no crescimento dos jovens.

Também Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, deixou uma mensagem a todos os atletas que entre o dia 15 e 13 de julho estão alojados na cidade dos arcebispos, mostrando-se muito orgulhoso na organização do evento. Foi através de um aperto de mão amigável, que Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, e Hovhannes Gabrielyan, representante do Presidente da EUSA no EUC Futsal 2019, concederam oficialmente o início da competição.

Sempre com um pouco de diversão e desporto à mistura, o Clube de Rope Skipping das Taipas meteu os participantes eufóricos. Caracterizados por estarem constantemente aos saltos, a atuação do grupo de dança deslumbrou e encantou todos os presentes. Com “molas” nos pés, os dançarinos saltaram à corda e executaram excelentes movimentos. Também Renato Valença mostrou as suas habilidades aos atletas. O freestyler realizou diversas acrobacias com a bola do EUC Futsal, alternando de truque para truque.

Para além das declarações dos responsáveis pelo evento, Telma Pereira, capitã da seleção portuguesa que participou nos Jogos Olímpicos da Juventude do ano passado e embaixadora feminina do EUC Futsal 2019, caminhou até ao palco para fazer o juramento de atleta. “On behalf of all students I promise that we shall take part in this Sporting Event, based on the rules govern it, in the true spirit of friendship, fair-play and sportsmanship”, afirmou a jogadora da Universidade do Minho.

Como os jogos não são feitos apenas para os atletas, Cristiano Santos, árbitro com acreditação na Federação Internacional de Futebol (FIFA), jurou ser imparcial de modo a respeitar todos os atletas e dirigentes das universidades participantes. Já muito perto do encerramento, a bandeira da EUSA foi hasteada com a companhia do hino do órgão máximo do desporto universitário a nível europeu.