Desporto

Último dia de decisões para as equipas da AAUM

Último dia de decisões para as equipas da AAUM

No penúltimo dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) mantiveram o espírito vencedor e asseguraram um lugar nas fases seguintes. Com cinco modalidades nas grandes finais, a AAUM vai tentar arrecadar a primeira Medalha de Ouro na competição.

O andebol masculino não facilitou e continuou o percurso a todo o gás. O conjunto minhoto venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 41-28 e garantiu presença no jogo que vai decidir quem vai levantar a taça. A Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) é a próxima adversária da equipa da casa, que tudo vai fazer para revalidar o título conquistado no ano transato.

A infelicidade bateu à porta do basquetebol feminino, que não conseguiu garantir o apuramento para a fase seguinte. A derrota por 42-68 frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), conduziu as minhotas para o jogo do terceiro e quarto lugar, onde as visitadas vão lutar por um lugar no pódio. Ainda assim, a turma do Minho vai tentar alcançar a Medalha de Bronze, tendo pela frente a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL).

O futebol de 11 masculino fez a “mão” cheia de vitórias e confirmou a presença no juízo final do último dia de competição. Depois de alguns obstáculos na caminhada, a AAUM conseguiu ser superior e assegurou um lugar na grande final. A formação minhota venceu a Associação Académica de Coimbra (AAC) por 1-0, num jogo marcado pelo equilíbrio constante durante toda a partida. A Pista de Atletismo Gémeos Castro recebe as grandes decisões da modalidade, onde a turma da casa vai defrontar a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE).

No futsal feminino, as guerreiras minhotas continuaram a desenhar um ponto na história em Guimarães. O triunfo por 5-3 frente à AAUE, permitiu que a AAUM marcasse presença na grande final. Com um percurso notável, as visitadas vão para o dia das decisões sem conhecer ainda o sabor da derrota. A formação minhota vai disputar a Medalha de Ouro com a AEFADEUP, num jogo que promete emoções fortes no Pavilhão de Azurém.

O hóquei em patins masculino deu a “stickada” perfeita e carimbou a passagem para a final. Depois do empate a uma bola no tempo regulamentar, a AAUM levou a melhor sobre a AAUAv e venceu o encontro nas grandes penalidades. Os minhotos têm tido uma boa prestação na prova, tendo vencido todos os jogos realizados até ao momento.