Empreendedorismo

Um novo START POINT para a Academia

Um novo START POINT para a Academia

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) lançou, esta quinta-feira, a marca START POINT, que nasceu com o objetivo de ajudar os estudantes da Academia Minhota a construir e impulsionar as suas carreiras. O lançamento foi feito através das redes sociais e contou com a presença de Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, e Rui Oliveira, Presidente da AAUMinho.

Esta nova marca abrange três áreas - emprego, formação e empreendedorismo - e visa criar oportunidades que incentivem a aprendizagem e a aprimoração de conhecimentos. Neste sentido, a START POINT dinamiza diversas atividades relacionadas com cada uma das suas vertentes. Entre as atividades organizadas pela recente marca da AAUMinho, destacam-se a Start Up Your Point, criada com o intuito de ajudar jovens empreendedores na compreensão e validação de modelos de negócio e ainda os Meetups (momentos informais que têm como objetivo promover a troca de ideias e experiências).

Também a START POINT Academy, que disponibiliza, anualmente, vários workshops e formações nos temas mais em voga, e ainda a START POINT Summit, a maior feira de emprego, empreendedorismo e formação da Universidade do Minho e da região, são algumas atividades pertencentes à marca lançada esta tarde.

Para além disso, a marca START POINT engloba os dois gabinetes técnicos da AAUMinho, nomeadamente, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), que tem como o objetivo ajudar a comunidade académica na sua (re)inserção profissional, e o LIFTOFF - Gabinete de Empreendedorismo, direcionado para quem ambiciona iniciar ou expandir a sua jornada no mundo do empreendedorismo, encontrando-se, neste momento, em fase de reestruturação.

Rui Oliveira falou do lançamento da START POINT como uma marca “reformulada”, que será a principal ligação entre os estudantes e o mundo profissional. O Presidente da AAUMinho referiu que a nova marca “surge como uma forma de uniformizar toda a área relacionada com as carreiras dos estudantes”. De acordo com o representante dos estudantes da Academia Minhota, a START POINT “pode ser uma ferramenta poderosa na capacitação dos estudantes da UMinho e diferenciá-los dos alunos de outras universidades”.  Foi também através de muitas palavras de felicitação que Rui Vieira de Castro deu os parabéns à AAUMinho pela realização de mais um projeto, salientando que a “START POINT vai contribuir para o desenvolvimento e enriquecimento dos estudantes”.

A marca apresentou também o novo website, onde a comunidade académica pode usufruir de algumas funcionalidades mais recentes. A START POINT pretende, desta forma, afirmar-se como o ponto de partida para os estudantes construírem uma carreira de sucesso.