Programa Academia Sustentável

Em 2018, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), consciente do seu dever enquanto promotora de comportamentos responsáveis e confrontada com a necessidade de dar resposta aos desafios associados ao período de urgência ambiental atual, criou um novo campo de ação transversal a toda a sua atividade, a Sustentabilidade. Também nesse ano, nascia o projeto “Academia Sustentável” aliado a um conjunto de medidas e reformas na atividade da AAUMinho, tendo inclusive, sido premiada com o “Sê-lo Verde 2019” pelo Ministério do Ambiente, atendendo às práticas de sustentabilidade adotadas nas Monumentais Festas do Enterro da Gata.

O projeto “Academia Sustentável” baseia-se na construção de uma academia progressivamente mais sustentável, tendo por base de apoio a Agenda 2030, assente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É neste contexto que, em 2021, é apresentado o “Programa Academia Sustentável”.

Além dos esforços e iniciativas promovidas pela AAUMinho e outras entidades no contexto académico, é fundamental a promoção de uma ação conjunta entre os principais agentes dinamizadores. Pretende-se que as várias entidades abrangidas pelo presente programa sejam agentes de mudança, fomentando uma nova cultura ambiental.

Assim, o presente programa apresenta como principal objetivo apoiar Núcleos /Secções/Delegações e Grupos Culturais que, através da implementação de medidas inovadoras no âmbito da sustentabilidade ambiental nas suas atividades, contribuam para o projeto “Academia Sustentável”.

A dotação total afeta ao “Programa Academia Sustentável” é de 1000 €, sendo a taxa máxima de financiamento de 70%, tendo em conta o total previsto para a execução da medida, e havendo um teto máximo de financiamento de 250 € por candidatura. As candidaturas ao presente programa estarão abertas a partir do dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, até ao dia 23 de Julho.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Relacionados