A Associação Académica da Universidade do Minho expressa a sua solidariedade para com o povo ucraniano e para com todos os estudantes ucranianos da academia minhota

Após os últimos desenvolvimentos, em torno da invasão militar, por parte da Federação Russa, a um Estado democrático e soberano, estamos solidários para com o povo ucraniano, para com todos os estudantes ucranianos da Universidade do Minho bem como as suas famílias.

Estamos conscientes que o escalar da tensão em território ucraniano, e consequente invasão, criou – e continuará a criar –  uma crise humanitária, social e migratória sem precedentes, como não há memória nas últimas décadas em território europeu, onde os Direitos Humanos, as liberdades individuais dos cidadãos e a sua integridade física estão a ser altamente colocados em prejuízo, correndo o sério risco deste ato resultar na perda de milhares vidas inocentes.

A nossa instituição e os valores que a norteiam levam-nos a acreditar e a defender que não é através do conflito armado que conseguiremos abrir portas para uma sociedade livre, democrática e para a paz. É sim, através da educação, da formação pessoal e cívica dos cidadãos, em geral, e dos jovens e das novas gerações, em particular. A educação é o único instrumento para o desenvolvimento dos povos e da nossa sociedade. Desta forma não podemos deixar de expressar a nossa solidariedade para com todos os jovens e estudantes ucranianos que, infelizmente, hoje sofrem pelas mãos do conflito armado e militar.

Estaremos disponíveis para ajudar e apoiar, na medida do possível, os nossos estudantes ucranianos, bem como todos aqueles que, infelizmente, poderão ter que abandonar o seu país. 

Por fim, informamos e convidamos a comunidade académica a participar na  vigília de solidariedade para com a Ucrânia, que se realizará no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 21h30, na Avenida Central de Braga, e da qual a AAUMinho fará parte.

Por UM Caminho de Futuro,

A Direção da AAUMinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Relacionados