A inteligência artificial no meio académico | ChatGPT

Inteligente e aparentemente pouco artificial, o chat GPT está a moldar a forma como olhamos para os métodos de ensino. Se por um lado nós, estudantes, vemos nesta plataforma um apoio para trabalhos e avaliações, os docentes estão preocupados com a escolha deste caminho “mais fácil”.

Mas o que é que sabemos sobre esta plataforma? Como é que esta deve ou não ser utilizada? Foi neste sentido que a Universidade do Minho lançou o seguinte questionário que apelamos ao preenchimento.

No meu entender, a discussão não se devia centrar em como é que os estudantes estão a ultrapassar o sistema, mas sim em como é que podemos capacitar os estudantes e os docentes para uma análise crítica dos resultados da Inteligência Artificial (IA), moldando-a às nossas necessidades. Se a IA permite que profissionais executem as suas tarefas de forma mais eficiente, porquê limitar a sua utilização e não incentivá-la? Olhemos para a antiga proibição do uso da calculadora, que é agora obrigatória em muitos casos, como um exemplo.

Se quiseres saber mais sobre este tema e participar na sua discussão temos encontro marcado nas sessões de debate “Partilhando ideias :: CHATGPT hoje” a serem realizadas nos próximos dias 08/02/2023 | 14h00 > campus de Azurém e 09/02/2023 | 11h30 > campus de Gualtar.

Margarida Isaías, Presidente da AAUMinho
P’la Direção da AAUMinho

Relacionados