Reunião com Divisão Policial de Guimarães

Click here to see in English

No passado dia 17 de fevereiro, a AAUMinho reuniu com a Divisão Policial de Guimarães, parte representativa do Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Tendo a Associação Académica a responsabilidade de zelar pela organização, defesa e representação dos seus estudantes e estando a PSP encarregue de contribuir na formação e informação em matéria de segurança dos cidadãos, as duas entidades reuniram esta quarta-feira de forma a perceberem como poderão assegurar o sentido de segurança nas zonas de circulação e permanência dos estudantes da Universidade do Minho, tanto no seu dia-a-dia como em períodos ou eventos em que existam fatores de risco acrescidos.

De entre os vários temas discutidos, destaca-se o papel dos jovens na ajuda ao combate à pandemia e, desta forma, a importância da sensibilização destes estudantes sobre os cuidados necessários relativos à COVID19, num futuro regresso às aulas presenciais.

A segurança nos campi foi também um dos temas abordados. Fruto de um inquérito realizado pela AAUMinho, em 2019, foi possível verificar que 217 dos 683 inquiridos sofreram algum tipo de ocorrência como agressão, assédio sexual, assalto ou perseguição e que apenas 29% destes afirmou ter apresentado queixa. Surge, assim, uma clara necessidade de sensibilizar os estudantes para temáticas na área da segurança, aumentando o seu conhecimento sobre a atuação da PSP.

Por último, serviu também esta reunião para abordar a atualização do protocolo, criado em 2015 entre as duas entidades, com o intuito de preservar aqueles que acreditamos serem os interesses dos estudantes da Universidade do Minho.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Relacionados