Aviso da UNICEF a todos os Governos sobre o Encerramento das Escolas

Click here to see in English

Fonte: UNICEF

De acordo com os dados lançados num novo estudo da UNICEF, mais de 168 milhões de alunos viram as suas escolas serem encerradas por quase um ano devido à pandemia da COVID-19.

Para consciencializar os governos da necessidade emergente que se vive no regime educacional, a organização criou uma “Sala de Aula Pandémica” composta por 168 mesas vazias. Cada mesa permanece no espaço em modo de representação dos milhões de estudantes que todos os dias acordam a saber que a escola permanece fechada.

Henrietta Fore, Diretora Executiva da UNICEF, afirma que “Não nos podemos dar ao luxo de passar para o segundo ano de ensino limitado. Nenhum esforço deve ser poupado para manter as escolas abertas, ou priorizá-las nos planos de desconfinamento.” 

O estudo refere ainda que, em muitos dos países em análise, as escolas são os únicos locais de interação com os pares, de acesso a serviços de saúde e a uma alimentação nutrida e, por isso, quanto mais tempo se prolongar o seu encerramento mais impacto terá na vida dos seus estudantes.

A urgente necessidade de reabertura das escolas reflete-se de igual modo no Ensino Superior e, por isso, a AAUMinho realça este estudo de consciencialização governamental dada a sua importância e relevância a nível mundial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Relacionados