Comunicado 31/03: COVID-19

Caras e caros estudantes da Academia Minhota,

No passado dia 29 de março foi publicado o Despacho RT-33/2020 em resposta à situação pandémica em que vivemos, o qual estabelece um conjunto de medidas necessárias à continuidade da atividade letiva. A Associação Académica da Universidade do Minho foi auscultada para o efeito apresentando-se em concordância com o apresentado, tendo em consideração a necessidade de dar continuidade às atividades pedagógicas do ano letivo 2019-2020 perante os constrangimentos existentes, num cenário de mínimo de prejuízo possível para os estudantes. Nesse sentido, a AAUMinho considera importante comunicar e esclarecer à comunidade estudantil que:

• Estão a ser previstas medidas de que salvaguardem qualquer dificuldade de acesso a um computador ou à internet. Qualquer estudante que esteja totalmente incapacitado de obter estas condições, deve expor a situação ao seu delegado de curso, ao respetivo conselho pedagógico, ou entrar em contacto com a direção da AAUMinho através do e-mail: covid19@aaum.pt;
  • Aos estudantes com dificuldades económicas, relembramos a existência de canais próprios destinados para o apoio aos mesmos, nomeadamente por parte do Estado, através dos mecanismos de ação social direta, nomeadamente as bolsas de estudo, e, por parte da Universidade do Minho, através do Fundo Social de Emergência, aqui presente. Para qualquer pedido de ajuda poderão contactar-nos também através do e-mail: covid19@aaum.pt;
  • A AAUMinho dispõe ainda de um formulário de exposição pedagógica através do qual os estudantes podem reportar acontecimentos para os quais necessitem de ajuda ou aconselhamento decorrentes de  situações, problemas ou conflitos ocorridos no contexto letivo. Podes consultá-lo através do seguinte link;
  • Devido às circunstâncias extraordinárias associadas a esta situação de emergência social, caso o pagamento das propinas não seja efetuado atempadamente, em resultado das dificuldades financeiras dos agregados familiares, não será vedado o acesso às plataformas e serviços digitais da Universidade do Minho;
  • Ainda no seguimento destas indicações, solicitamos particularmente, ao corpo docente, a melhor das compreensões para as dificuldades apresentadas por alguns estudantes, resultantes de uma rápida transição que se apresenta como fundamental para o sucesso da missão institucional da Universidade do Minho, no presente ano letivo. Cada caso é um caso, cada estudante é um estudante – o contexto em que vivemos veio aprofundar, ainda mais, a necessidade de compreensão das dificuldades pedagógicas e dos contextos socioeconómicos individuais, pelo que, sempre que necessário, deve o docente conhecer, conduzir e promover o contacto com os organismos de coordenação letiva ou com as entidades e instrumentos de inclusão e apoio social existentes na Universidade do Minho, para a melhor resolução do problema apresentado.

O País e o Mundo vivem hoje um momento extremamente complexo, com profundas implicações em todos os setores e eixos de atividade, ao qual o Ensino Superior e, por isso, as universidades portuguesas e, em particular, a Universidade do Minho, não podem ficar indiferentes. Não obstante das iniciativas em curso para assegurar a normalização da atividade letiva, existirão, naturalmente, situações de caráter muito particular que devem suscitar atenção. Assim, apelamos à cooperação de toda a comunidade académica para a sua comunicação cooperante através do e-mail: covid19@aaum.pt ou quaisquer dos canais habituais.

A Associação Académica da Universidade do Minho continuará atenta e comprometida com a criação de soluções que visem defender os legítimos direitos e interesses dos estudantes da Academia Minhota, perante um cenário profundamente difícil para todos e cada um de nós. Juntos, vamos encontrar soluções para vencer esta batalha, na certeza de que, rapidamente, voltaremos a abraçar-nos na Melhor Academia do País.

A Direção da Associação Académica da Universidade do Minho