Comunicado – Por uma Academia Mais Humana e Inclusiva!

Por uma Academia Mais Humana e Inclusiva!

No seguimento dos mais recentes acontecimentos protagonizados por um grupo de estudantes da Universidade do Minho, publicados online e noticiados pela comunicação social, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) vem lamentar o sucedido e afirmar o seu completo repúdio por todos e quaisquer comportamentos discriminatórios, que atentem contra os valores do respeito, igualdade e dignidade humana.

A AAUMinho acredita que as atitudes discriminatórias presentes nos vídeos publicados não representam os valores defendidos pela comunidade académica minhota. A Universidade, enquanto instituição promotora de conhecimento, deve ser um espaço de valores humanistas, onde fenómenos e demonstrações deste tipo não podem, nem devem, em qualquer contexto, ter lugar.

Estas manifestações vêm realçar a necessidade do debate sobre este tema e a importância da não banalização de quaisquer atitudes discriminatórias. No, ainda longo, percurso de erradicação de fenómenos de racismo e xenofobia dentro das nossas comunidades, comprometemo-nos, enquanto direção da AAUMinho, a colaborar ativamente na sinalização, prevenção e denúncia destes casos.

Diz não ao racismo. Diz não à banalização de qualquer tipo de discriminação. Contacta-nos se foste vítima ou testemunha de qualquer tipo de fenómeno deste tipo. Juntos vamos construir um futuro e uma Academia mais humana e inclusiva.

P`la Direção da Associação Académica da Universidade do Minho,