
No terceiro dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) em Guimarães, as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) entraram cheias de confiança e com vontade de triunfar nas várias modalidades. O grande destaque vai para o andebol feminino, que garantiu um lugar na grande final da competição.
A vitória chegou só no segundo dia, mas serviu para a equipa de andebol feminino avançar para a final da prova. Num jogo com o grau de dificuldade bastante elevado, a formação minhota bateu a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP) por 29-23 e confirmou a presença no jogo que decide quem vai levantar o troféu. O Pavilhão de Azurém vai receber o desfecho final do andebol feminino, onde a AAUM tem pela frente a Universidade do Porto (UP), equipa que já defrontou na fase de grupos.
No basquetebol masculino, a equipa da casa continuou a todo o gás e alcançou a terceira vitória consecutiva. Já com o apuramento garantido para a fase seguinte da competição, o conjunto do Minho venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia (AEFCT), conquistando a primeira posição do grupo B. Hoje, a turma minhota tem encontro marcado com a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), num embate a contar para os quartos de final do CNU.
O futsal masculino não conseguiu sair vitorioso no terceiro dia de competição. Contudo, apesar da derrota por 1-2 frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP), os atuais campeões nacionais da prova mantiveram a dianteira do grupo B e asseguraram a presença nos quartos de final do torneio. A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) é o próximo adversário dos atletas da academia minhota, que tudo vão fazer para tentar revalidar o título conquistado no ano transato.
No voleibol feminino, a AAUM “voou” bem alto e rematou para a segunda vitória consecutiva. A formação da casa levou a melhor sobre a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP). Embora o equilíbrio tenha predominado ao longo de toda a partida, a equipa visitada conseguiu angariar mais um triunfo por 2-0 (27-25; 25-19) e carimbou o passaporte para os quartos de final da prova. Numa eliminatória que promete muito emoção no Pavilhão Inatel, a turma minhota vai defrontar a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP).
O rugby masculino terminou a participação nos CNU com sucesso, ao vencer a AAUE por 26-19. A equipa da casa conquistou a quinta posição, com sete pontos alcançados, dando uma boa réplica em todos jogos realizados. Nenhuma formação conseguiu levar a melhor sobre a Associação de Estudantes do ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE – IUL), o que lhes permitiu levar a taça para a capital.
As equipas da AAUM já estão a fazer história na cidade berço, alcançando o apuramento para as fases seguintes em todas as modalidades. As formações da casa tudo têm feito para elevar bem alto o nome da academia minhota, batalhando desde o primeiro até ao último minuto da partida para presentear o público vimaranense com várias conquistas.