No sétimo dia do European Universities Futsal Championship (EUC) 2019, as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) tiveram dois jogos de extrema importância para a luta dos lugares cimeiros. O azar bateu à porta das duas turmas minhotas, que elevaram bem alto o nome da academia. Destaque para a formação masculina, que perdeu a oportunidade de vingar o troféu perdido nos Jogos Europeus Universitários de Coimbra.
O conjunto feminino foi o primeiro a entrar em prova. A equipa de Luís Silva entrou da melhor maneira na partida, concretizando três golos sem resposta para as croatas. Com uma diferença confortável, as minhotas começaram a sonhar com as meias-finais. Telma Pereira, Márcia Ferreira e Elsa Ferreira foram as marcadoras dos golos das minhotas. No entanto, a Universidade de Zagreb não desistiu do encontro e deu a volta ao resultado ainda antes do intervalo. As duas equipas recolheram aos balneários com o placard a registar o resultado de 4-3 a favor da equipa da Croácia.
Nos últimos 20 minutos, a AAUM utilizou as armas todas para recuperar a vantagem. A controlar a posse de bola, a formação minhota não foi o suficientemente eficaz para colocar a bola dentro dos postes. A equipa feminina deitou a tolha ao chão quando já perto do final da partida, a Universidade de Zagreb aumentou a vantagem, o que ditou o resultado de 5-4 desfavorável ao conjunto do Minho.
Ao final da tarde, a equipa minhota defrontou a Universidade Nacional de Karazin Kharkiv para tentar alcançar um lugar na grande final. Os pupilos de Anselmo Calais começaram a partida da melhor maneira, abrindo a contagem por intermédio de Alexandre Ribeiro. Após o remate falhado no cara a cara com o guarda-redes ucraniano, o capitão minhoto aproveitou a recarga e meteu os no comando do encontro. Ainda assim, os ucranianos continuaram na sombra dos anfitriões e não tardaram a igualar a partida.
A equipa da casa não tirou o pé no acelerador e assumiu novamente a dianteira do marcador. João Rodrigou recebeu bem e rodou para o segundo golo dos minhotos. A vantagem do Minho não demorou muito. A equipa da Ucrânia continuou com o pé no acelerador e empatou o encontro a poucos minutos do intervalo. Na segunda metade do jogo, a AAUM entrou a pensar no golo. Contudo, algumas distrações defensivas levaram a Universidade Nacional de Karazin Kharkiv a controlar o marcador pela primeira vez na partida.
Os minutos começaram a passar cada vez mais rápido, tendo os Gverreiros do Minho a difícil tarefa de correr contra o tempo e contra o resultado. Com o objetivo de chegar à igualdade, Anselmo Calais lançou João Abreu para o lugar de guarda-redes avançado. A superioridade numérica não foi o suficiente para os minhotos mexerem as redes da baliza da Ucrânia. Os minhotos ainda tentaram levar a partida para as grandes penalidades, só que o guardião ucraniano parou todas as investidas da equipa da casa. O jogo terminou com o marcador a assinalar o resultado de 3-2.
Com este resultado, a equipa masculina perde a oportunidade de estar presente na grande final e vai disputar o terceiro e quarto lugar da competição. O jogo decorre na próxima terça-feira, às 14h30, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho, frente à Universidade de Jaén. Já a equipa feminina regressa à competição amanhã, tendo pela frente a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. A luta pelo quinto lugar está marcada para as 18h, no Altice Fórum Braga.