Fundo Social de Emergência da Universidade do Minho destaca-se no World Economic Forum

Fundo Social de Emergência da Universidade do Minho destaca-se no World Economic Forum

O Fundo Social de Emergência da Universidade do Minho foi selecionado como caso de estudo sobre as melhores práticas universitárias globais em 2016 e apresentado no World Economic Forum este ano. Hélder Costa considera esta seleção “gratificante”.

O projeto do Fundo Social de Emergência (FSE) da Universidade do Minho (UMinho) destacou-se entre 42 projetos de universidades de referência mundial no âmbito do desenvolvimento sustentável na categoria de “Igualdade para Todos” no Global University Leaders Forum (ISCN/GULF).

Hélder Costa, um dos responsáveis pela candidatura, considera “gratificante um projeto da UMinho, mais concretamente dos Serviços de Ação Social da UMinho, constar como referência e um exemplo a seguir no maior Fórum Mundial de Economia”. Para Hélder Costa, o FSE “é um exemplo na diminuição das desigualdades financeiras dos estudantes ao acesso ao Ensino Superior”. E acrescenta, “nos próximos encontros do ISCN/GULF serão percetíveis a influência e a atratividade internacional que este projeto poderá alcançar”.

Para Carlos Videira, “esta seleção é uma evidência do papel de referência da Universidade do Minho no combate à exclusão social através da Educação”.

Para além da categoria de “Igualdade para Todos”, o tema escolhido para a seleção dos projetos candidatos deste ano, “Desenvolvimento Sustentável: A Educação com propósito”, subdivide-se em mais três categorias: Abordagem ao Living Lab, Sustentabilidade no Campus e Educação como um Catalisador.

O ISCN/GULF pretende mostrar os melhores projetos de desenvolvimento sustentável das Instituições de Ensino Superior com o objetivo de dinamizar outras instituições e envolver a sociedade no caminho da sustentabilidade.

A UMINHO é membro da Internacional Sustainable Campus Network desde 2016, rede através da qual participou na ISCN/GULF, que colabora com o World Economic Forum no futuro do Ensino Superior e o papel deste na sociedade.

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