
No último dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) alcançaram um feito histórico, vencendo todas a finais em que estavam presentes. A academia minhota esteve em grande na cidade berço, tendo sido a universidade que conquistou mais medalhas na competição.
O dia começou da melhor maneira para o voleibol masculino. Os minhotos bateram a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) por 3-1 e garantiram a primeira medalha de ouro para a equipa da casa. A partida ainda esteve empatada a um set, mas a formação do Minho conseguiu ser superior, o que lhes permitiu vencer o torneio.
No andebol masculino, os minhotos atacaram a liderança com força e confirmaram o favoritismo. A AAUM mostrou desde cedo que não estava na partida para brincadeiras, vencendo a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) por 50-27. Com este triunfo, o conjunto minhoto alcança o bicampeonato, revalidando o troféu conquistado no ano transato.
O hóquei em patins rematou em cheio no Centro de Atividades Recreativas de Taipense. Num jogo onde o equilíbrio foi constante durante todo o encontro, os visitados venceram a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) por 1-0, erguendo bem alto a taça de campeão. Muito fair-play se fez sentir dentro do campo, sendo de evidenciar a atitude da equipa adversária, que completou o jogo sem nenhum jogador no banco de suplentes.
No futsal feminino, as minhotas entraram determinadas a levar o ouro para casa. A academia minhota dominou o jogo ao longo dos 40 minutos e bateu a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 3-0. Num dia em que a AAUM marcou mais um ponto na história do desporto universitário, o público presente no pavilhão de Azurém juntou-se aos festejos da equipa da casa.
A Pista de Atletismo Gémeos Castro foi o grande palco do juízo final de futebol de 11. No desporto rei, o desfecho final sorriu aos minhotos, triunfaram na partida por 1-0. Num jogo sem muitas oportunidades de perigo, o golo da AAUM apenas chegou nos descontos. formação do Minho conseguiu conquistar uma taça que lhe “fugia” há uns anos e terminou com o sonho da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) de festejar em Guimarães.
O basquetebol feminino também não deixou fugir a medalha de bronze. A disputar o terceiro e quarto lugar, o conjunto minhoto levou a melhor sobre a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL), assegurando um lugar no pódio. Para o próximo ano, a equipa da casa vai tentar marcar presença na final e conquistar o ouro. Termina assim, da melhor forma, a participação das equipas da AAUM na segunda dos CNU, onde garantiram o primeiro lugar em cinco modalidades.