Nota Informativa – AAUMinho pede Esclarecimentos Adicionais acerca da Ferramenta Respondus

No dia 21 de janeiro de 2021, por força do agravamento do contexto pandémico que vivemos, foi decretado o retorno do ensino digital à Academia Minhota, regulado no despacho RT-08/2021.

Neste despacho, é desde logo comunicada a necessidade de transitar os momentos de avaliação para o meio digital, evitando a aglomeração de pessoas nas instalações da Universidade do Minho (UMinho). Como consequência desta transição, a UMinho tinha preparado a implementação da ferramenta “Respondus”, um software criado para deteção de fraude académica na realização de exames online, algo desde cedo questionado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), em comunicado anterior, mas que até ao momento, ainda não se encontrava em utilização generalizada, dado que estes momentos decorriam ainda presencialmente.

Contudo, com  o regresso das avaliações online, foram reportados à AAUMinho vários casos em que esta ferramenta seria utilizada. A AAUMinho já fez chegar à reitoria da UMinho uma lista de questões levantadas quanto à sua utilização, encontrando-se de momento a aguardar esclarecimentos.

A AAUMinho nunca poderá compactuar com a implementação de mecanismos que coloquem em causa a privacidade e bem estar dos estudantes que representa, nem que coloque em risco de dano os seus equipamentos pessoais.

A todos os estudantes da Academia Minhota, pedimos que entrem em contacto através do endereço educacao@aaum.pt e reportem todos e quaisquer problemas que possam surgir, derivados da utilização do software Respondus ou de um outro assunto de foro académico ou social.

Pl`a Direção da Associação Académica da Universidade do Minho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Relacionados