Ritmos viciantes de Calema e TT assinalam desfecho memorável da Receção ao Caloiro

No último dia da Receção ao Caloiro 2022, o descanso não foi o protagonista da noite! Com grandes nomes no cartaz, a noite prometeu recordar e dançar ao som de vários hits de diferentes gerações.

O quarto dia de concertos no Multiusos de Guimarães iniciou-se com a despedida de G-Soul, o DJ residente, aos palcos da festividade. O DJ criou o ambiente perfeito para aquilo que ainda estava por vir.

Já passava da meia noite, quando os irmãos Fradique e António Mendes Ferreira subiram ao palco. Mais conhecidos por Calema, a dupla cantou temas reconhecidos por todo o recinto, tais como “A Nossa Vez” e “Te Amo”, que juntos somam mais de 150 milhões de visualizações no Youtube. Com a dança no pé e o Multiusos de Guimarães iluminado por milhares de lanternas ligadas, a cantora Soraia Ramos surpreendeu a banda e o público presente e apareceu em palco.

A dupla de irmãos está no mundo da música desde tenra idade e até já participou no The Voice França em 2012, concurso no qual não avançaram. Desta forma, Calema aconselharam as pessoas que também querem seguir os seus sonhos a serem “persistentes”, “coerentes” e profissionais”, sendo “pouco cliché os conselhos nesse sentido”. “Nós ao longo do tempo somos contadores de histórias e se vocês têm uma história para contar e algo a dizer através da arte da música, se acreditam realmente nisso, que lutem e que acreditem que tudo é possível”, reforçaram.

Relativamente, às colaborações no mundo da música, a dupla confidenciou que a que mais lhe marcou foi a com Saad Lamjarred, um dos maiores nomes no mundo árabe, do qual têm o tema “Enty Hayaty”. “Foi muito interessante essa junção da língua portuguesa e crioulo mais o árabe”, contaram. Além disso, também realçaram o mais recente feat com Zé Felipe, “Onde Anda”.

Os cantores revelaram ainda que estão a trabalhar no novo álbum e a preparar a nova tour. Por fim, aconselharam os académicos a aproveitaram “este momento ao máximo” e a estarem “de coração aberto para o futuro e para novas aventuras”. Além disso, ainda reforçaram que “há países em que os jovens não têm essa oportunidade [de estudarem]” e que “a educação faz-nos começar a mudar de futuro”.

Os ritmos viciantes e dançantes mantiveram-se no recinto, com o grande regresso de TT aos palcos, pela comemoração dos 15 anos de carreira. Com “Lady, Deixa-te Levar” e “Vem Cá”, a multidão foi à loucura, enquanto entoava os temas em conjunto com o cantor. Com uma receção acolhedora, Tiago Teixeira revelou estar “muito grato por fazer aquilo que eu gosto”. “Poder viver da música e fazer aquilo que eu gosto é um privilégio tão grande que nunca vou conseguir agradecer suficiente ao público, à indústria, à rádio”, revelou.

O mesmo destacou que o carinho de há 15 anos atrás mantem-se, porque chegou “ao público como um amigo”. Além disso, destacou a “visibilidade” que a série juvenil “Morangos com Açúcar” lhe deu.  

Vale relembrar que o cantor deu os primeiros passos no mundo da música, aos 10 anos de idade, quando participou no programa de televisão “Mini Chuva de Estrelas”. “Depois ganhei um piano e, a partir daí, comecei a explorar a música”, contou. O músico foi um dos “pioneiros de R&B”, em Portugal e é daí que surge o seu nome TT: “Tudo o que havia lá fora tinha nomes espetaculares. Achei que não fazia sentido Tiago Teixeira, e achei que TT era uma coisa fixe”. Como momento mais marcante da sua carreira, TT destacou quando abriu o concerto dos Black Eyed Peas, em 2010, no Estádio Nacional. “Foi muito marcante pelo grupo que é e por estar a apoiar a nossa seleção e para aquela multidão”, referiu.

Relativamente a planos futuros, o artista revelou um novo single de uma “história de amor”. Além disso, aconselhou os académicos a “abraçarem o que aí vem” e a “acreditarem nos seus sonhos”.

A noite terminou com a presença do DJ Luís Marinho. O DJ agradou todos os gostos musicais e passou hits nacionais e internacionais, até ao nascer do sol.

Após quatro dias de concertos e cinco dias de muita folia e espírito académico, a AAUMinho agradece a todos os presentes pela energia sentida na cidade de Guimarães. Mais uma vez, a Receção ao Caloiro da Academia Minhota uniu e reforçou a Tradição à diversão!

Consulta cada momento deste último e inesquecível dia da Receção ao Caloiro no álbum do nosso Facebook.

Relacionados