![Último dia de decisões para as equipas da AAUM](https://www.aaum.pt/wp-content/uploads/2020/08/d95ac1e7d6d78552526cbaae66d68531_XL.jpg)
No penúltimo dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) mantiveram o espírito vencedor e asseguraram um lugar nas fases seguintes. Com cinco modalidades nas grandes finais, a AAUM vai tentar arrecadar a primeira Medalha de Ouro na competição.
O andebol masculino não facilitou e continuou o percurso a todo o gás. O conjunto minhoto venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 41-28 e garantiu presença no jogo que vai decidir quem vai levantar a taça. A Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) é a próxima adversária da equipa da casa, que tudo vai fazer para revalidar o título conquistado no ano transato.
A infelicidade bateu à porta do basquetebol feminino, que não conseguiu garantir o apuramento para a fase seguinte. A derrota por 42-68 frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), conduziu as minhotas para o jogo do terceiro e quarto lugar, onde as visitadas vão lutar por um lugar no pódio. Ainda assim, a turma do Minho vai tentar alcançar a Medalha de Bronze, tendo pela frente a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL).
O futebol de 11 masculino fez a “mão” cheia de vitórias e confirmou a presença no juízo final do último dia de competição. Depois de alguns obstáculos na caminhada, a AAUM conseguiu ser superior e assegurou um lugar na grande final. A formação minhota venceu a Associação Académica de Coimbra (AAC) por 1-0, num jogo marcado pelo equilíbrio constante durante toda a partida. A Pista de Atletismo Gémeos Castro recebe as grandes decisões da modalidade, onde a turma da casa vai defrontar a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE).
No futsal feminino, as guerreiras minhotas continuaram a desenhar um ponto na história em Guimarães. O triunfo por 5-3 frente à AAUE, permitiu que a AAUM marcasse presença na grande final. Com um percurso notável, as visitadas vão para o dia das decisões sem conhecer ainda o sabor da derrota. A formação minhota vai disputar a Medalha de Ouro com a AEFADEUP, num jogo que promete emoções fortes no Pavilhão de Azurém.
O hóquei em patins masculino deu a “stickada” perfeita e carimbou a passagem para a final. Depois do empate a uma bola no tempo regulamentar, a AAUM levou a melhor sobre a AAUAv e venceu o encontro nas grandes penalidades. Os minhotos têm tido uma boa prestação na prova, tendo vencido todos os jogos realizados até ao momento.